domingo, 21 de outubro de 2007

Pastoral do Menor

Neste final de semana desenvolvemos o terceiro encontro de formação de adolescentes de Minas Gerais e Espírito Santo, vinculados á Pastoral do Menor. O objetivo é construirmos Escolas da Cidadania da Juventude em vários municípios. O tema central deste terceiro encontro foi Orçamento Municipal. Destaco, a seguir, parte da metodologia que utilizamos:

PASSO 01
Orçamento da Casa
O caso
Vocês devem montar o orçamento de uma família para o mês. É uma família composta por 4 pessoas. Dois são adultos e duas crianças (abaixo de 12 anos). Eles não possuem carro ou casa própria. Um dos adultos trabalha no comércio, num local que fica 20 km de sua casa. O outro faz “bicos”, normalmente no próprio bairro onde mora. Vocês devem colar no interior da casa os itens que acreditam que são mais importantes. Vocês devem escrever os itens dentro das tarjetas grandes e colar no interior da casa, de maneira que caibam todas (sem que uma tarjeta fique sobreposta a outra). Os itens básicos são (vocês podem escolher outros):
a) Alimentação
b) Transporte
c) Saúde
d) Lazer (barzinho, cinema, passeios)
e) Educação (livros, uniformes, material escolar)
f) Habitação (aluguel ou prestação de uma casa própria)
g) Viagens para fora da cidade
h) Esporte
i) Reformas da Casa
j) Prestações de eletrodomésticos


PASSO 02
Ainda o orçamento da Casa
O mesmo caso
Agora que vocês já escolheram os itens mais importantes, devem detalhar o orçamento. A receita da família é de 400 reais mensais. Vocês estão recebendo 400 reais em várias notas. Dentro de cada item (tarjeta retangular), vocês devem colocar o custo de cada unidade de gasto. Explicando: se escolheram Alimentação como uma prioridade, agora devem definir o que comprarão de alimentos e quanto isto custará (Pão? Leite? Quanto por mês? Quanto custará?). Discutam entre vocês quanto custa (na realidade) cada unidade de gasto. Gastem bem os 400 reais!!

PASSO 03
A Cidade
O caso
Agora vocês farão o mesmo com uma cidade: montarão um orçamento anual (para o próximo ano). Trata-se da cidade mineira de Monte Carmelo.
Segundo o IBGE, os dados do município são:
O que vocês alterariam no orçamento municipal? Podem mudar todos itens do orçamento (investimentos, custos, receitas), desde que seja possível (não inventem situações malucas!).

Nenhum comentário: