terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Fórum de Educação Popular e Políticas Públicas


A Escola da Cidadania de Maringá realizará nos dias 29/02 e 01/03 deste ano, um fórum denominado “I Fórum Regional sobre Educação Popular e Políticas Públicas”. Além de educadores e personalidades de Maringá, já confirmaram presença Chico Whitaker e Maria Victória Benevides. Passo a reproduzir os currículos dos três:
Maria Victória Benevides
Socióloga, com especialização no campo da Ciência Política e do Direito e em temas da História Política brasileira e da Educação. Estudos universitários na PUC-Rio, nos Estados Unidos e na França.Mestrado (1975), doutorado (1980) , livre-docência (1990) na Universidade de São Paulo e pós-doutorado com bolsa do Social Sciences Research Counsil . Diretora e pesquisadora senior do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC- de 1977 a 1985. Atualmente é professora titular da Faculdade de Educação da USP, onde leciona Sociologia e oferece cursos de Teoria da Democracia e dos Direitos Humanos ( contratada em 1985). É diretora da Escola de Governo /USP, no Centro Cultural Maria Antonia e membro da diretoria da ANDHEP, Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Direitos Humanos.Como acadêmica e cidadã participa de campanhas e debates públicos sobre a reforma política, com destaque para a implementação de mecanismos institucionais de democracia direta - já acolhidos pela Constituição vigente - objeto de seus estudos há vários anos.

Chico Whitaker (foto)
Foi militante da Juventude Universitária Católica (JUC) e secretário executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz. Um dos idealizadores da lei de iniciativa popular contra a corrupção eleitoral (Lei 9.840). Arquiteto, militante dos movimentos sociais e de base da Igreja Católica, ex-vereador de São Paulo pelo PT, exilado político, ex-coordenador da Comissão Brasileira Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e um dos idealizadores do Fórum Social Mundial (FSM). Membro da Coordenação Internacional do Fórum Social Mundial. Ganhador do Prêmio Nobel Alternativo (Right Livelihood Award), que reconhece a obra completa de um grupo ou pessoa que tenham se destacado em áreas como paz e resolução de conflitos, meio-ambiente, direitos humanos e civis, desenvolvimento, visão e alternativas para o futuro, saúde e reabilitação, ciência para a população, infância e educação, cultura e valores espirituais e proteção de minorias.

José Antonio Moroni
Filósofo e Especialista em Elaboração de Projetos Sociais (PUC-Minas), do Colegiado de Gestão do INESC (www.inesc.org.br), Diretor da executiva nacional da ABONG (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais), Conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal, Secretário do Fórum Nacional de Participação Popular e Membro da Coordenação Nacional do Fórum de Reforma Política Democrática.

Nenhum comentário: