quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Arroz de Cuxá


Encerramos o terceiro dia de consultoria para o governo estadual de Maranhão. O trabalho está dando muitos bons resultados e já são mais de 60 técnicos (a cada dia chegam mais t[ecnicos de cada área) para a revisão dos indicadores de resultados dos programas do PPA do Maranhão. Criaremos uma estrutura gerencial e um mecanismo de transparência neste acompanhamento da execução do Plano Plurianual. A Prefeitura de São Luís solicitou a mesma consultoria para março.
Ontem, comi o famoso arroz de cuxá, com pescada amarela. O nome vem do tupi: o que conserva ou azedo. É feito com o que no sul do país se chama azedinha. Vou socializar a receita:

Modo de Preparo

O Arroz
Cozinhe o arroz normalmente, com o alho, a cebola, o sal e o azeite em uma panela em que a água esteja 2 cm acima do nível do arroz. Depois de cozido coloque em uma forma previamente untada com azeite de oliva. Desenforme em uma travessa redonda e larga.

O Cuxá
Cozinhe a vinagreira em uma panela com água e sal. Escorra e pique bem batida. Reserve. Frite em uma panela com azeite o quiabo picado, quando estiver secando, junte a cebola, o alho, os tomates, a pimenta e o gengibre. Cozinhe até que tudo fique bem macio. Processe no liquidificador ou processador os camarões secos, a farinha de mandioca e o gergelim. Adicione estes ingredientes à panela misturando sempre. Junte a vinagreira, e se for espinafre, acrescente 3 colheres de sopa de vinagre. Coloque um pouco de água e deixe cozinhar até que fique com a consistência de um mingau. Confira o sal e a pimenta. Acrescente os camarões frescos até que se tornem rosados. Misture o coentro, a salsa e a cebolinha verde. Tire do fogo. Despeje sobre o arroz quente. Sirva quente. O arroz-de-cuxá é um bom acompanhamento para frutos do mar.

Nenhum comentário: