quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Terceirização e Governo Lula


O Presidente do Ipea defende “política nacional” sobre a terceirização O pesquisador e economista Marcio Pochmann, atual presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), defendeu a elaboração de uma política nacional sobre a terceirização do trabalho. Em palestra ministrada na terça-feira (12) durante evento promovido pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros (Sindeepres), em São Paulo, Pochmann afirmou que o Brasil pode se beneficiar com o fenômeno, que é mundial, “mas está perdendo uma oportunidade por não tomar as medidas necessárias”.
“A terceirização é um imperativo. Não tem volta”, afirmou o pesquisador. “Está faltando uma política nacional sobre o assunto. Precisamos decidir qual é o tipo de terceirização que o Brasil quer para seu futuro.”
Segundo o pesquisador, o país precisa capacitar suas empresas para que possam atrair para o mercado nacional algumas das cerca de 6,7 milhões de vagas terceirizadas
criadas todo ano no mundo. Também precisa capacitar os trabalhadores para que os empregos trazidos para o país tenham maior remuneração salarial.
Pochmann defendeu ainda que seja estabelecida uma regulamentação específica para esse tipo de emprego. “O Brasil regula a terceirização como se estivesse olhando os
fatos pelo retrovisor de um carro”, considerou. “Temos que regulamentar o assunto olhando para os próximos anos.”

Nenhum comentário: