terça-feira, 29 de abril de 2008

A confusão entre PT e PT/PSDB


É desmoralizante a confusão entre PT mineiro "pró-aliança com Aécio Neves" e o PT nacional. Primeiro, porque em 2004 os dois partidos fizeram aliança eleitoral em 121 cidades (pequenos municípios, em sua maioria) e ganharam as eleições em 44% dos casos. Segundo, porque estão previstas alianças eleitorais entre os dois partidos em 200 municípios, ainda neste ano (possivelmente, em Aracaju, Juiz de Fora e Pelotas, entre outras). Minas Gerais será o campeão de alianças dos tucanos estrelados (ou estrela plumada) no país, com 60 coligações municipais.
Ora, então fica a pergunta: por qual motivo vetar a aliança em Belo Horizonte? Simplesmente porque ela dá um passo à frente e firma uma virada ideológica (e programática) dos dois partidos. Mais: define o comando total do PT pelos lulistas e retira o comando do PSDB de São Paulo. No segundo caso, os tucanos paulistas teriam que apenas reagir, perdendo o protagonismo no interior do partido.
Aposto que se não se efetivar a aliança em 2008, passa a ser questão de tempo: em 2010 ou logo depois. Com Lula à frente.

Nenhum comentário: