quarta-feira, 28 de maio de 2008

6a Assembléia Nacional da Pastoral do Menor


Participei, hoje, da 6a Assembléia Nacional da Pastoral do Menor. Falei sobre "olhar social" e "olhar político" da realidade nacional. Na análise dos coordenadores regionais da PaMen, as ações políticas centrais dos agentes pastorais são
A) Das ações já tradicionais
Mobilizações, caminhadas e marchas
Criação e Fortalecimento dos Conselhos; Participação na formação Política; Participação plebiscitos, seminários, fóruns; Discussão contra a redução da maioridade penal;Assessoria e acompanhamento aos Conselhos de Direitos e Tutelares.

B) Ações inovadoras (para a Pastoral)
Representações no Orçamento Participativo; Elaboração e Monitoramento das Políticas Públicas; Audiências Públicas; Parcerias/Convênios com poder público; Presença ativa nas Câmaras Municipais e Secretarias.

Como se percebe, as ações inovadoras são as que avançam sobre a gestão pública, assumindo mais ativamente o gerenciamento de políticas públicas. Discutimos muito esta agenda. Padre Cleto, da PUC-MG, chegou a comentar que é necessário deixar de seguir a "biruta" e começar a adotar uma "bússola", se referindo a necessidade de uma estratégia política mais objetiva.

Nenhum comentário: