segunda-feira, 26 de maio de 2008

Informações sobre produção petrolífera e Petrobrás


Segundo Ildo Sauer (Prof de energia na USP e ex-diretor da Petrobras) e Paulo Metri (engenheiro e membro da AEPET- Rio de Janeiro), em debate promovido pelo jornal Brasil de Fato em 7 de maio último:
1. Seis paises são os maiores produtores do mundo e controlam mais de 80% da oferta: Arábia Saudita, Iran, Kweit, Rússia, Venezuela e Líbia/ Iraque.
2. As atuais reservas identificadas de petróleo no Brasil permitem o consumo – com as taxas históricas de crescimento- para os próximos 17 anos.
3. A produção mundial de petróleo é de 85 milhões de barris por dia. O custo de produção varia de 1 a 15 dólares no máximo (caso das plataformas marinhas), sendo que o custo médio é de 7 dolares. Estima-se, portanto, que aos preços atuais, o montante de recursos provenientes do petróleo por ano no mundo seja de 2,7 trilhões de dólares por ano.
4.A distribuição da riqueza apropriada pela Petrobrás, nos padrões atuais, seria:
- 10 bilhões de reais em salários.
- 11 bilhões de reais para pagamento de juros bancários.
- 27 bilhões de reais para acionistas, sendo: 40% para o governo, 30 % para acionistas privados brasileiros, e 30% para acionistas estrangeiros.
- 72 bilhões de reais em impostos, royaltiese outras transferências a governos, seja do Brasil, dos EUA, Bolívia, Angola.

Nenhum comentário: