quarta-feira, 11 de junho de 2008

Mobilizações sociais em Belo Horizonte


Aos poucos, as articulações políticas de natureza popular (de base social) são retomadas no Brasil. Cito quatro manifestações recentes ocorridas em Belo Horizonte:
1) Das 7:00hs da manhã até às 12:30hs, no dia 10/06/2008, 500 pessoas participantes da Assembléia Popular bloquearam a linha férrea da VALE na altura do bairro São Geraldo, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Exigiram a REESTATIZAÇÃO DA VALE, A PARALIZAÇÃO DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO, A IMEDIATA TRANSPOSIÇÃO DA LINHA E A INDENIZAÇÃO DAS FAMÍLIAS DE PESSOAS QUE FORAM MORTAS E MUTILADAS PELOS TRENS DA VALE.
2) Manifestantes exigiram do prefeito Fernando Pimentel a desapropriação de 11 mil metros quadrados de área ocupada pela Comunidade Camilo Torres. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, dia 05 de junho de 2008, ordenou o despejo das mais de 100 famílias sem-casa da Ocupação Camilo Torres, Av. Perimetral, 450, Vila Santa Rita, bairro Jatobá, Belo Horizonte,MG. São mais de 50 mil famílias de sem-casa em Belo Horizonte.
3) Manifestação no plenário da Assembléia Legislativa de Minas, durante o “Seminário Minas de Minas”. Dez trabalhadores que conseguiram entrar foram duramente golpeados pelos seguranças e 2 ficaram bastante feridos. Com a intervenção de alguns deputados, foi possível contornar a situação e todos os trabalhadores e trabalhadoras entraram no plenário. A mesa tentou retomar o Seminário, mas foram impedidos pelos manifestantes que exigiam a leitura de um documento que foram protocolar. Depois de muita manifestação do plenário foi permitida a leitura do documento. O documento lido tratou da privatização da Companhia Vale do Rio Doce;
4) Manifestação na sede da CEMIG reivindicando redução no preço da energia da CEMIG.
A principal denúncia é de que o gasto familiar com energia é 7 a 10 vezes superior à paga por empresas.

Nenhum comentário: