quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Planejamento Estratégico de Comitês de Bacia


Durante dois dias, estivemos mergulhados numa oficina de planejamento envolvendo o Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, acompanhado por conselheiros (inclusive de outros Estados), diretores e técnicos do IGAM. Daí a parada na atualização deste blog: início às 7h00 e término às 19h00. Um verdadeiro internato. Para oferecer algo ao leitor, reproduzo os passos de um planejamento estratégico:

Roteiro dos Grupos – Simulação

 Escolha e Defina claramente os objetivos do Ator que será objeto do planejamento
No caso da oficina que desenvolvemos nesses dois dias, o ator era o Fórum Mineiro de CBH. Sua função é articular os comitês de bacia e garantir a gestão das águas de maneira descentralizada, integrada e participativa.

 Defina o Problema
Um problema é uma dificuldade para atingir o que se deseja. Pode ser a poluição de um rio, uma comunidade não atendida por política de educação ambiental ou coleta de lixo irregular. É importante não ficar fixado em problemas internos da organização.
O problema a ser enfrentado deve, sinteticamente, ser escolhido a partir da governabilidade que o ator tem sobre sua superação, a capacidade de governo, a vontade de superação, e o grau de impacto negativo deste problema sobre a prática do ator.

 Indique as CAUSAS do Problema e Identifique o(s) nó(s) crítico(s)
Um nó crítico é a causa principal, aquele que, se atacada, resolve o problema ou tende a diminuí-lo. Para identificá-lo temos que perceber se estão na nossa governabilidade para superá-lo. Outra dica é responder, ainda, a seguinte pergunta: “qual a causa que se atacada primeiro nos ajuda mais a resolver o problema escolhido?”

 Identifique a situação-objetivo
Nada mais é que a definição dos resultados esperados, a mudança que se pretende obter nos descritores dos nós críticos.

 Preencha a Planilha (plano)
PROJETO(situação objetivo) AÇÕES META PRAZO RESPONSÁVEL ORÇAMENTO

 Estude a Viabilidade do Plano (para cada ação)
[ATIVIDADE, RECURSOS NECESSÁRIOS, RECURSOS QUE TEMOS, VIABILIDADE, O QUE FAZER PARA AUMENTAR A VIABILIDADE]

 Defina Indicadores de Monitoramento e Avaliação

Nenhum comentário: