quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Museu da Cachaça


Moro em Minas Gerais, o que por si só já é credencial para falar de pão de queijo e cachaça. Mas acontece que nasci em Tupã, onde está a maior cachaçaria do país: a Água Doce. Para aumentar minhas credenciais etílicas, o dono desta cachaçaria acaba de criar o Museu da Cachaça. Golfeto, o dono do Água Doce, criou uma rede nacional Água Doce Cachaçaria, com 103 restaurantes distribuídos em todo o Brasil. O Museu possui quatro salas distintas, somando quase 1.000 m2 de área, assim divididas:
Sala 1: ‘A história da cachaça’ – Nesta sala, o visitante poderá ler réplicas de cartas do período no qual o Brasil viveu a escravatura. Painéis cronológicos contam a história da cachaça e fotos, reportagens, curiosas garrafas de cachaça e parte da coleção de Delfino Golfeto estão dispostos para que os visitantes mergulhem na História. Um local especial da sala ‘A história da cachaça’ é o Cantinho Colonial, dedicado à memória do período colonial brasileiro, com peças (como peças de engenho, entre outras) e história da época.
Sala 2: “Coleção de Cachaças” – À vista do visitante, estão dispostas mais de duas mil garrafas de cachaças, boa parte delas raras.
Sala 3: “História da Água Doce Cachaçaria” – Esta sala conta toda a história da Água Doce Cachaçaria desde sua fundação, passando por suas convenções e mostrando suas lojas. A sala conta, paralelamente, a história do fundador da Água Doce Cachaçaria, Delfino Golfeto, e de sua família.
Sala 4: “Paixões Nacionais” – Futebol e samba são alguns dos temas mostrados nesta sala. Neste espaço também estão contidos painéis fotográficos, coleção de camisetas, mini-garrafas e acervo de peças antigas. É aqui também que Delfino Golfeto presta homenagem a uma das pessoas que o ajudaram e o incentivaram, ‘Dona Francisca’, sua sogra, responsável pela introdução dos deliciosos petiscos servidos por toda a rede.
Para quem quer conhecer essa raridade: Museu da Cachaça, Rua Nhambiquaras, 385 - Vila Aviação – Tupã (SP) | Telefones: (14) 3441-2321 / 3441-4337. Com orgulho, dou essa dica, de graça!

Nenhum comentário: