domingo, 5 de outubro de 2008

Algumas observações gerais sobre as eleições de hoje


1) Observação 01: os partidos que se consolidam
Parece que definimos, de vez, o sistema eleitoral brasileiro. PT, PSDB e PT elegem os prefeitos de municípios com maior eleitorado do país (e maior PIB). A polarização PT/PSDB (se bem que deve acabar nos próximos dois a quatro anos, em virtude da aliança inconfessável em curso) se consolida no firmamento. PMDB é o partido sem pai, ou com muitos pais, o que dá esta "estabilidade" permanente. Em algum lugar, seu candidato (mais à esquerda ou à direita) tem espaço livre para se eleger. É o partido do "espírito brasileiro";

2) Observação 02: Rio é diferente de São Paulo
A afirmação é óbvia, como sabemos. Mas agora ficou ainda mais nítida. Se em SP ganha quem tem máquina, no RJ é exatamente o inverso. No RJ a instabilidade econômica parece ter atingido a política. Um sobe e desce de nomes que se elegem e não se consolidam. As eleições de hoje mostram como a qualquer momento alguém pode ultrapassar o favorito dos eleitores (até ontem).

3) Observaçao 03: Mudança em baixa
Este país de tantas oscilações ganhou mais uma: se a palavra mudança era lugar comum em campanhas eleitorais dos anos 90, agora não elege nem cabo eleitoral. O voto só muda o que está realmente indesejável. As câmaras municipais são um claro exemplo. Em SP e RJ, a faixa etária dos vereadores eleitos gira ao redor de 40 a 60 anos de idade (76% no caso de SP e 56% no caso do RJ). Rui Maluf, num belo artigo publicado no Valor Econômico de 2 de outubro, afirma (comentando este fato) que o encantamento com a redemocratização já acabou. Levemos em conta que a) a Transparência Brasil vem revelando que o índice de atos relevantes dos vereadores das capitais brasileiras não ultrapassa 20% e b) o processo eleitoral brasileiro não garante a eleição dos mais votados e queridos (em virtude do quociente eleitoral), o que acaba favorecendo os "caciques partidários" e chegamos à conclusão que o ousado e inovador tem pequeno lugar nas eleições brasileiras.

Nenhum comentário: