quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Campanha em BH: ataque ou lirismo?


O slogan da campanha de Quintão, em BH, é desavergonhadamente lírica, beirando a pieguice: "Gente cuida de Gente". Uma vereda sinuosa para dizer que as obras em BH são importantes, mas nem tanto e que o atual governo seria pouco humano. É isto que ele pretende dizer? Já o caso de Márcio Lacerda é ataque puro. Distribui panfletos pela cidade com o slogan: "Estão querendo enganar você". Parece acusar o golpe do primeiro turno. O eleitor votou enganado, então! E, por aí, procura disseminar a dúvida. Mas, para quem não apareceu no primeiro turno, não seria trocar seis por meia dúzia?
Minha tese é: se o conteúdo da campanha de Quintão é frágil, o formato é muito inteligente, fala de mineiro para mineiro, como se fora um jovem humilde. No caso de Lacerda é o inverso: se o conteúdo é bem preparado, a forma é um desastre porque altera o eixo a todo momento e foi do zero a 300 km por hora, numa espécie de rebelde sem causa.

Nenhum comentário: