terça-feira, 7 de outubro de 2008

O que provocou a vitória do PT?


O PT elegeu ao menos 546 prefeitos, o que representa crescimento de 33%, em relação ao total de eleitos em 2004 (411), e de 43% sobre o número atual de administrações do partido (382). Com tal resultado, subiu da 6ª para a 4ª posição no ranking do número de prefeituras por partido. Ainda na comparação com 2004, apenas seis partidos cresceram quanto ao número de prefeitos: PT, PCdoB, PSB, PV, PMDB e PDT. O PMDB manteve-se como partido com mais prefeitos no Brasil, subindo de 1.057 para 1.200 (+14%). Na outra ponta da tabela, dos que encolheram de tamanho, se encontram as três legendas que mais fazem oposição ao governo Lula: DEM, PSDB e PPS.
O PPS perdeu 58% das prefeituras, caindo de 306 para 130; enquanto o DEM foi reduzido de 790 para 497 (-37%) e o PSDB de 871 para 784 (-10%).
O que interessa, no momento, em relação a essa apuração é saber a motivação que levou a este resultado. A influência de Lula foi relativa. Em alguns municípios interioranos, Lula parece ter feito a diferença e sua imagem foi disputada à tapa. Mas nas capitais esta influência foi muito baixa ou irregular. Num partido cuja militância decaiu desde a primeira vitória de Lula à Presidência, este fator também não parece ser conclusivo. Mesmo porque, ficou evidente o papel de cabos eleitorais pagos, clássicos da política nacional, segurando bandeiras num "corredor polonês" sem qualquer originalidade, paramentados e aguardando o próximo lanche. O eleitor teria "nacionalizado" o voto local? Teria votado na estabilidade, no lulismo?

Nenhum comentário: