quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Transparência Brasil: vereadores de POA têm atuação de baixa relevância


88% da atividade legislativa dos vereadores de Porto Alegre é irrelevante, segundo a Transparência Brasil. De 1.442 mil projetos apresentados entre 2005 e 2008 pelos vereadores que se encontram em exercício, 694 foram aprovados. Apenas 171 dessas propostas que se tornaram lei se referiam a assuntos com impacto sobre a vida e a administração da cidade. Os demais projetos aprovados - mais de 500 - dedicavam-se a homenagens, fixação de datas comemorativas e outros assuntos irrelevantes.
Isso resulta numa taxa de relevância (projetos relevantes aprovados em relação ao total de projetos apresentados) de 12%. 35 dos 36 vereadores da capital do Rio Grande do Sul são candidatos nestas eleições.

2 comentários:

Professor disse...

É perigoso generalizar, mas neste caso em particular, me parece que é possível afirmar que a maioria das câmaras municipais atuam deste modo. A falta de formação política, o baixo nível de escolarização dos políticos, a dissociação entre a política e a sociedade produz esta distorção.
Mas como educador eu tenho fé no processo educativo e na democracia, o Brasil está aprendendo. Precisamos criar mais espaços para educação política do cidadão para que está realidade seja transformada.

Rudá Ricci disse...

Concordo em gênero, número e degrau. O degrau vai por conta da nível de escolarização dos políticos. Estou um degrau abaixo de sua observação: as pesquisas sobre vereadores de capitais não indicam nível tão rebaixado de instrução. Está mais associado à expectativa social sobre este cargo: forma-se uma "consciência coletiva" a respeito do que se faz quando se é vereador.
Rudá