quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A blogosfera


A revista britânica The Economist [6/11/08] afirma que o blog virou mecanismo de formação de opinião. Em alguns temas, pode até ocorrer este fenômeno. Mas ainda é cedo para se chegar a tal conclusão genericamente. É verdade que as campanhas políticas deste ano deram um passo nesta direção, ganharam grande visibilidade. Já não são mais apenas blogs, mas uma rede de outros instrumentos que garantem caráter pessoal e identidade, como Facebook, MySpace e Orkut. Também emergiram os microblogging (caso do Twitter). As mensagens do Twitter podem ser enviadas de telefones celulares, devem ter até 140 caracteres. A campanha de Obama utilizou muito este instrumento. É interessante que cria uma proximidade e um diálogo fácil, distinto da linguagem publicitária utilizada na política. Tanto que os usuários do Twitter utilizam como início das mensagens a pergunta "o que você está fazendo?". No site http://twitter.com/ o texto inicial:
"Twitter is a service for friends, family, and co–workers to communicate and stay connected through the exchange of quick, frequent answers to one simple question: What are you doing?"

Nenhum comentário: