terça-feira, 25 de novembro de 2008

Brasil possui a segunda maior taxa de repetência escolar da AL


A UNESCO divulgará, hoje, monitoramento das metas globais envolvendo 129 países. O Brasil aparece, neste levantamento, com a segunda maior taxa de repetência escolar da América Latina, atrás do Suriname. A taxa brasileira é de 18,7% e a média latino-americana é 6,4% (no Caribe a taxa é ainda menor: 2,9%). Somos o único país da região com mais de 500 mil crianças em idade escolar sem estudar.
Os pragmáticos afirmarão que isto revela que nossos professores não conseguem ensinar. Pode até ser. Mas o importante é entendermos como a repetência não se relaciona, em nada, com aprendizagem. Repetir não estimula em nada. É apenas uma punição. Do ponto de vista pedagógico, é um ato retrógrado.

Um comentário:

educacao disse...

O que devemos levantar não se trata somente das críticas sobre esse assunto, mas também devemos levar em consideração as soluções que resolvam o problema. Portanto, para ser resolvido o problema, não se deve apenas culpar apenas os professores por isso, pois a qualidade de ensino vai do interesse do aluno. Dessa forma, o educador deve incentivar o aluno a aprendizagem, pois além de despertar o interesse do aluno, isso facilitará a sua aprendizagem.