sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Guinada à Esquerda: estatização da previdência argentina


O Senado argentino aprovou ontem projeto governamental para nacionalizar a previdência privada. Há 14 anos, os recursos estão nas mãos das Administradoras de Fundos de Aposentadoria e Previdência (AFJP) do país.
A Associação de Dirigentes de Empresas da Argentina colocaram em suspeição a segurança jurídica do país. Analistas de mercado afirmaram que o governo necessita de caixa para fechar as contas em 2009. Os líderes radicais (URC, partido de oposição ao governo Kirchner) afirmaram que seria violação ao direito de propriedade.
A iniciativa prevê a transferência dos ativos das AFJP - cerca de US$ 30 bilhões (R$ 63 bilhões)- ao sistema estatal, o que é apoiado pelo governo e por setores de outros partidos. O argumento principal do governo é a crise financeira. "Ouço dizer que o governo quer fazer uma caixa. Nunca especulamos na hora de tomar decisões, além de manter o superávit fiscal. Pensamos na Constituição, que diz que é o Estado quem deve garantir as aposentadorias", afirmou Cristina Kirchner. O governo previa quebra de três administradoras.

Nenhum comentário: