segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Sinais Trocados


Matéria da Folha de SPaulo (Caderno Brasil, A7), de hoje, cujo título é "Boom de sites de campanha não explora interatividade" (assinada por Ítalo Nogueira), começa assim:
"A internet, terreno em que as campanhas de Barack Obama e Fernando Gabeira fizeram sucesso neste ano, é ocupada coada vez mais por candidatos, mas poucos sabem explorá-la".
A matéria se apoia em pesquisa da UnB que indica crescimento de 317% no número de sites de candidatos no Brasil. Mas a maioria trabalha um site como "folder eletrônico". Hoje, 34% da poplação acessa a internet. Quando o público é jovem, o índice salta para 60%. Dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (http://www.cgi.br/ ). Os dados da mais recente Pesquisa TIC Domicílios 2007 mostram avanços significativos no acesso ao computador e à Internet no Brasil. A proporção de domicílios com computador cresceu em todas as regiões de 2006 para 2007. Este aumento é maior nas regiões Centro-Oeste (de 19% em 2006 para 26% em 2007), Sul (de 25% para 31%) e Sudeste (24% para 30%). A proporção de domicílios com computador é menor nas regiões Norte (13%) e Nordeste (11%) e o crescimento do indicador nestas regiões também foi menor, ficando em 3 e 2 pontos percentuais, respectivamente. Mais de 50% dos domicílios com acesso à Internet possui banda larga, um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
A política parece apresentar, neste ano, vários sinais trocados. Vejam nota abaixo que postei, indicando o perfil do chefe de gabinete de Obama. A forma estaria dissociada do conteúdo? Ou seria uma transição em curso?

Nenhum comentário: