domingo, 31 de agosto de 2008

O IBOPE É COMPRADO?


No blog de Angelo Rigon:
"O deputado federal Ricardo Barros, presidente estadual do PP, esteve em Umuarama minutos depois que o Ibope divulgou que o candidato que ele apóia - Celso Pozzobom, do Partido Verde - está em terceiro lugar, com 11% das intenções de voto. Na reunião com os aliados, que incluiu o PP e o PSDB, segundo um dos participantes, o parlamentar pediu que o comando da campanha da coligação de Pozzobom não se preocupasse com os números, pois "o Ibope é comprado". Na matéria publicada no Umuarama Ilustrado, Barros diz também que haverá segundo turno em Curitiba e em Maringá."
Ricardo Barros é um dos vice-líderes do governo federal na Câmara Federal.

Inflação nos EUA


Inflação no atacado nos EUA tem maior alta desde 1981. A inflação no atacado (PPI) nos Estados Unidos teve a maior alta anual desde junho de 1981, subindo 9,8%
em julho em comparação a julho do ano passado. O núcleo do índice, que exclui os preços dos alimentos e de energia, avançou 3,5% em relação a julho do ano passado, a maior elevação em 17 anos. Dados divulgados pelo Departamento de Trabalho no último dia 19 mostram ainda que os preços no atacado subiram 1,2% em julho ante junho, bem acima da alta de 0,5% esperada por economistas consultados pela Dow Jones. O núcleo do PPI no mês passado avançou 0,7% na mesma base de comparação, ante expectativa de alta de 0,2%. A alta de julho é motivada, principalmente, pelo aumento no custo da energia no atacado, que se espalhou para diversos produtos, incluindo automóveis, remédios vendidos com receita e equipamentos de capital. Os preços de energia aumentaram 3,1% em julho, após alta de 6% em junho. Os preços de gasolina, no entanto, caíram 0,2%, o primeiro declínio desde abril.

Pesquisas eleitorais e a volatilidade da política contemporânea


Duas pesquisas divulgadas hoje demonstram o quanto é difícil distinguir, na política, o que é circunstancial e efêmero e o quanto é estrutural. Primeiro, a pesquisa DATAFOLHA, que indica que Lula atingiu 49% de popularidade na cidade de São Paulo, se tornando o maior cabo eleitoral da cidade. Pouco mais de metade dos que aprovam seu governo afirmam que votarão em Marta Suplicy. Nas últimas eleições presidenciais, Lula amargou a rejeição dos paulistanos.
A outra pesquisa, também divulgada hoje, é a que indica uma vantagem de oito pontos de Barack Obama sobre John McCain (49% contra 41%, pesquisa Gallup). A pesquisa foi realizada enquanto ocorria a convenção do Partido Democrata, em Denver. Um dia antes da convenção, Obama aparecia atrás de McCain, nas intenções de voto.
A política vai se tornando, de fato, um produto instável, fatalmente dependente do marketing. A representação social se dilui a cada dia, por meio da política oficial. Os movimentos sociais e organizações populares, ainda que muito debilitados, ainda mantêm o antigo vínculo de representação. Mas o mecanismo eleitoral de massas, num mundo da informação instantânea e alta volatilidade (tanto no emprego, como no mercado de negócios, quanto na produção tecnológica, nos hábitos e comportamentos) sugam a relação estável de confiança entre candidato e eleitor. A política formal aproxima-se dos jogos Olímpicos: nada parece certo e uma fração de segundo altera a vida e o esforço de quatro anos de preparação.

sábado, 30 de agosto de 2008

Fórum de Crianças e Adolescentes em São Paulo

Entre os dias 15 a 18 de maio de 2008, aconteceu o "I Fórum Nossa São Paulo: propostas para uma cidade justa e sustentável”, que resultou em mais de 900 propostas para a cidade, a partir de 12 grupos temáticos. Neste sábado, dia 30 de agosto, foi a vez do Nossa São Paulo das Crianças e Adolescentes. O objetivo do "I Forunzinho" é aprofundar propostas enviadas por eles próprios, crianças e adolescentes, para o Movimento Nossa São Paulo, e produzir um documento capaz de explicar para o/a próximo/a prefeito/a de São Paulo como transformar democracia participativa em realidade. Dentre seus “projéteis”, a idéia de criação de "Cidadelos", locais onde moradores possam se reunir para estudar a cidade, criar projetos, acompanhar e fiscalizar iniciativas da prefeitura e a forma como o dinheiro público é usado.

Recife: o fenômeno João da Costa


Esta, talvez, seja a maior "barrigada" da grande imprensa nessas eleições municipais. A Folha e o Valor Econômico chegaram a dizer que se tratava de um candidato desconhecido, mesmo tendo a maior votação como deputado. O desconhecimento era da grande imprensa, que está sendo pautada entre pares ou por notas oficiais (talvez, em virtude da velocidade alucinante do fluxo de notícias). O fato é que o IBOPE acaba de revelar que João da Costa (na foto), lidera sua última pesquisa, com 47% das intenções de voto, o que lhe daria a vitória já no primeiro turno, já que os demais candidatos juntos somariam 36%.
Confesso que, mesmo conhecendo o potencial político do candidato, impressiona a velocidade do crescimento da sua candidatura em Recife.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Planejamento Estratégico de Comitês de Bacia


Durante dois dias, estivemos mergulhados numa oficina de planejamento envolvendo o Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, acompanhado por conselheiros (inclusive de outros Estados), diretores e técnicos do IGAM. Daí a parada na atualização deste blog: início às 7h00 e término às 19h00. Um verdadeiro internato. Para oferecer algo ao leitor, reproduzo os passos de um planejamento estratégico:

Roteiro dos Grupos – Simulação

 Escolha e Defina claramente os objetivos do Ator que será objeto do planejamento
No caso da oficina que desenvolvemos nesses dois dias, o ator era o Fórum Mineiro de CBH. Sua função é articular os comitês de bacia e garantir a gestão das águas de maneira descentralizada, integrada e participativa.

 Defina o Problema
Um problema é uma dificuldade para atingir o que se deseja. Pode ser a poluição de um rio, uma comunidade não atendida por política de educação ambiental ou coleta de lixo irregular. É importante não ficar fixado em problemas internos da organização.
O problema a ser enfrentado deve, sinteticamente, ser escolhido a partir da governabilidade que o ator tem sobre sua superação, a capacidade de governo, a vontade de superação, e o grau de impacto negativo deste problema sobre a prática do ator.

 Indique as CAUSAS do Problema e Identifique o(s) nó(s) crítico(s)
Um nó crítico é a causa principal, aquele que, se atacada, resolve o problema ou tende a diminuí-lo. Para identificá-lo temos que perceber se estão na nossa governabilidade para superá-lo. Outra dica é responder, ainda, a seguinte pergunta: “qual a causa que se atacada primeiro nos ajuda mais a resolver o problema escolhido?”

 Identifique a situação-objetivo
Nada mais é que a definição dos resultados esperados, a mudança que se pretende obter nos descritores dos nós críticos.

 Preencha a Planilha (plano)
PROJETO(situação objetivo) AÇÕES META PRAZO RESPONSÁVEL ORÇAMENTO

 Estude a Viabilidade do Plano (para cada ação)
[ATIVIDADE, RECURSOS NECESSÁRIOS, RECURSOS QUE TEMOS, VIABILIDADE, O QUE FAZER PARA AUMENTAR A VIABILIDADE]

 Defina Indicadores de Monitoramento e Avaliação

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Viviane Mosé


quem tem olhos pra ver o tempo soprando sulcos na pele soprando sulcos na pele soprando sulcos?

Olimpíadas e IDH


Eu dizia em outra nota que postei aqui que não havia relação direta entre desenvolvimento e resultados olímpicos. Parece que queimei a língua. Dos dez países que mais se destacaram nos Jogos Olímpicos de Pequim, oito estão entre os lugares de maior desenvolvimento humano no planeta. Desse grupo de nações que se destacou nas recém-encerradas Olimpíadas, apenas China e Rússia - gigantes com assento no Conselho de Segurança da ONU - estão fora da lista dos 30 países de maior índice de desenvolvimento humano (IDH). A informação vem da ONG Transparência Brasil.

Brasil: maior investimento estrangeiro direto


O Brasil registrou a maior taxa de crescimento de investimento direto estrangeiro de 2006 para 2007, segundo a Unctad. O link para o UNCTAD Handbook of Stattistics 2008é : http://stats.unctad.org/handbook/ReportFolders/ReportFolders.aspx

Novo livro de Maria da Glória Gohn


Maria da Glória Gohn lançou um novo livro, que leva o título de "Novas teorias dos movimentos sociais" (Edicoes Loyola/DLLem). O seu livro "Teorias dos movimentos sociais" é considerado, por muitos especialistas no tema, o melhor balanço teórico nacional sobre a questão.

Olimpíadas, jornal O Globo e Política


A matéria do jornal O Globo de domingo em que avalia quanto custou (os investimentos do governo federal) cada medalha brasileira conquistada nas Olimpíadas vem gerando uma revolta na internet, principalmente entre lulistas. A revolta parece correta, já que a matéria do jornal induz o leitor a achar que o trabalho de base não está computado nos gastos ou que o esporte é uma política pública menor. Uma leitora indignada (Sonia Montenegro) envia mensagem pela internet socializando alguns dados interessantes:
a) a 1ª participação do Brasil em olimpíadas foi em 1920. Em 1924, 1932 e 1936 o Brasil não conseguiu medalha e em 1928 não participou;
b) a melhor classificação do Brasil, desde então, foi na Grécia, em 2004, 16ª colocação, no governo Lula;
c) o resultado seguinte é o de Pequim, em 2008, 23ª colocação;
d) o Brasil é o 1º colocado da América do Sul, seguido da Argentina, no 35º lugar.

Enfim: quando a política partidária define a leitura sobre esporte...

domingo, 24 de agosto de 2008

Propaganda na TV ganha eleição?


Alguns resultados de pesquisa de intenção de voto publicados hoje fazem a pergunta acima ter sentido. Embora estivesse em crescimento constante, a subida espetacular de João da Costa (assume o primeiro lugar, subindo 15 pontos em relação à pesquisa anterior) é imputada, pelos analistas, ao início da propaganda eleitoral. Não ocorre este fenômeno em todo o país, mas em BH, a subida de Márcio Lacerda, superando Jô Moraes (até aqui, líder absoluta nas pesquisas) acompanha a mesma situação ocorrida em Recife.

Folha de SPaulo errou feio neste sábado


Na edição deste sábado, entre as manchetes da Folha, aparece uma foto, cuja legenda leva o título de “Pé na Tábua”. O texto que acompanha a foto afirma que menino de 11 anos acusado de furtar e dirigir um carro não pode ser penalizado por ter menos de 12 anos. O problema, no caso, pode ser assim resumido:
a) Pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), não há punição até os 18 anos. O que há é medida sócio-educativa, justamente porque não existiria crime cometido por adolescentes, mas infrações;
b) Trata-se de um conceito jurídico em que se assume as fases de desenvolvimento humano, dividindo-as em infância, adolescência, adulto jovem e adulto. Esta divisão está embasada em todas teorias da psicologia (ver o livro Desenvolvimento Humano, organizado por Papalaia, Editora Artes Médicas, entre os vários compêndios técnicos que embasam esta concepção), biologia (ver estudos de Jean Piaget) e neurologia dos últimos 80 anos;
c) No caso, a adolescência é compreendida como período de “moratória”, de quase amadurecimento para a responsabilização da vida adulta. Ele começa ao redor dos 12 anos de idade. O ECA adota esta data-limite. Antes, considera-se o indivíduo como criança;
d) Criança, no caso, é o indivíduo que não possui ainda autonomia, se constituindo em ser heterônomo, que não consegue se auto-governar (dependente de adultos que seriam responsáveis por ele: ver estudos do norte-americano Lawrence Kohlberg, sobre desenvolvimento moral na infância e adolescência, muito empregado nos estudos jurídicos, inclusive do Brasil);
e) Daí, uma criança abaixo de 12 anos ser inimputável e não responsável por seus atos. Quem seria, no caso da notícia da Folha o responsável? Seus pais ou responsáveis legais desta criança;
f) Esta concepção imputa aos adultos a responsabilidade pela construção da noção de regra e justiça;
g) Vários países que imputavam à criança a responsabilidade criminal, como é o caso da Inglaterra, reviram este equívoco de tipo populista, não embasado em estudos científicos. Um livro interessante que relata o caso da menina de 11 anos Mary Bell (Gritos no Vazio, Editora Autêntica) é uma boa consulta para entender o quanto este assunto não pode ser levado ao sabor da emoção. Trata-se da construção da noção de justiça e de educação para a justiça de uma nação.

Considero que a legenda da Folha de S.Paulo foi tendenciosa e joga água no moinho populista e passional de tentar criminalizar crianças, como se este fosse o ato e política correta para educar crianças a compreender seus limites. Uma postura sem qualquer fundamento. Um discurso fácil, enfim. As crianças não compreendem o significado das regras de imediato. Aprendem pelas falas e atos dos adultos que lhe conferem segurança. Somente a partir dos 12 anos começa a construir a noção de justiça, ou avaliação da regra mais justa. É um processo de amadurecimento moral, intelectual e afetivo do ser humano, estudado em todo mundo.

sábado, 23 de agosto de 2008

Alckmin despenca


A última pesquisa realizada em SP mostra uma queda de oito pontos na intenção de voto de Alckmin na comparação com o levantamento anterior, realizado de 23 e 24 de julho. De lá para cá, a vantagem de Alckmin para Kassab caiu de 21 para 10 pontos percentuais. Marta Suplicy abriu 17% de vantagem sobre ele e na simulação de um segundo turno aparece como vencedora, pela primeira vez nas pesquisas de opinião feitas para a eleição deste ano. A pesquisa completa será publicada amanhã (domingo) na Folha de S.Paulo.

Empresários de Florianóplis e eleições: a maior inovação deste ano


A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis tomou uma iniciativa inédita para órgãos de representação empresarial do Brasil: elaborou uma proposta completa de gestão municipal (PMF 2012) e ofereceu aos candidatos à prefeito. A partir de agora, realizará debates com os candidatos em que estes são convidados a analisar esta proposta, superando a velha prática de mera exposição de programas onde a retórica valia mais que as propostas. O texto é inspirado na Dubai International Award for Best Practices, criado em 95, prêmio concedido pelos Emirados Árabes a cada 2 anos para cidades. Os eixos são: formulação de plano integrado de desenvolvimento urbano; coordenação de órgãos públicos; planejamento de recursos urbanos com participação da comunidade; fornecimento de água potável e energia; transporte público de qualidade; hospitais confiáveis; geração de emprego e erradicação da pobreza; redução da poluição; melhoria de coleta de lixo e reciclagem; praças e jardins com muito verde; preservação de locais históricos e culturais; transparência nas contas públicas; defesa civil eficiente; prevenção e redução da criminalidade; lideranças inspiradas na mudança. O site para acessar este plano é: http://www.acif.org.br/noticias/view.php?cod=446

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Caymmi


Nelson Motta termina um belo artigo sobre Caymmi em Roma com uma frase que teria sido dita por ele, no final da noite: "Cada minuto que passa é um milagre que não se repete".

Fiasco nas Olimpíadas?


Não é uma relação direta entre desenvolvimento e resultados olímpicos. Basta olharmos o quadro de medalhas. Encontramos na 77a posição Venezuela e Israel, com uma medalha de bronze. Mas fica estranho, obviamente, o Brasil (7a economia do mundo, segundo o Banco Mundial) aparecer em 26o lugar, com duas medalhas de ouro. Em Atenas foram cinco ouros, duas pratas (já temos 3) e três bronzes (já temos 7), que nos levaram ao 16º lugar no quadro. Disputamos, até o final, uma posição com o Canadá (que se encontra, no momento, num coerente 17o lugar). Algumas equipes técnicas já começam a balançar a partir dos resultados alcançados até aqui. Este é o caso de Dunga, o mais evidente. Mas também é o caso do técnico Oleg Ostapenko, um dos grandes responsáveis pelo crescimento da ginástica artística no Brasil. Ele chegou em 2001 para a montagem da seleção permanente e, sob seu comando, o país conseguiu seus melhores resultados no esporte (o título mundial de Daiane dos Santos no solo em 2003 e o quinto lugar por equipes em 2007). Já é certa sua demissão e desmonte da atual equipe de ginástica. Antes mesmo de começar a Olimpíada, já descartava qualquer medalha olímpica em Pequim. Descartou Jade Barbosa (que se abalou com o assédio da imprensa em Pequim, mas talvez já estivesse abalada com as previsões de seu técnico). O ucraniano afirmou que a ginasta não estava em condições de competir com as rivais norte-americanas e chinesas. Oleg também descartou as possibilidades de Daiane dos Santos no solo. "Em 2004 ela vinha de um título mundial, estava no auge e tinha uma chance. Hoje a realidade é outra, está mais velha. Ela vai ajudar a somar pontos para a equipe. Não mais do que isso", afirmou. Enfim, restam algumas medalhas, mas o balanço parece que já faz vítimas.
De qualquer maneira, vale o alívio com o ouro redentor de Maurren (na foto). Fantástico! Uma vitória no estilo brasileiro.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Políticas Sociais em Cuba


Primeiro chegou a notícia que Cuba fará cortes da política de bem-estar social do país, adotada desde o fim da ajuda financeira da antiga URSS. Agora, 4 mil professores aposentados são convocados para reassumirem aula em função do déficit de docentes e queda dos resultados pedagógicos. O ano letivo será retomado em dez dias.

Clarah Averbuck e Nome Próprio


Por acaso, você já viu o blog http://adioslounge.blogspot.com/, de Clarah Averbuck (na foto)? Soube algo do filme Nome Próprio (que se inspirou nos livros e blog desta escritora)?

Voto Facultativo


Tramita no Senado uma proposta de emenda à Constituição de iniciativa popular. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, com parecer favorável do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), mas, há mais de um mês, espera pela designação de um relator na Comissão de Constituição e Justiça. A iniciativa é da Associação Comunitária de Chonin de Cima, ong de Governador Valadares que em 2005 encaminhou a proposta ao Senado.

Análise de Conjuntura da CNBB


Abertura da Análise de Conjuntura da CNBB (agosto 2008):
"Nesse tempo de olimpíadas, os olhos do mundo se voltam para a China, cuja demonstração de força vai muito além das medalhas de ouro. De repente, o mundo toma consciência de que o Ocidente já não tem mais a hegemonia mundial, pois agora o Oriente (China, Índia, Japão e os tigres asiáticos) volta a ter pelo menos tanto peso quanto teve até o século 19, quando foi submergido pelo capitalismo industrial. Essa passagem de um mundo conduzido pelos EUA e União Européia, para um mundo efetivamente bipolar, está sendo traumática. Percebem-se prenúncios de um novo conflito mundial, os países ricos endurecem a bem de seus interesses, e a crise econômica dos EUA favorece a especulação financeira. Na periferia do mundo, a América Latina ensaia construir uma nova sociedade, mas os “donos do poder” tudo fazem para evitar mudanças. No Brasil, é hoje bem claro esse embate entre a vontade de transformação social e a resistência das antigas estruturas nos privilégios assegurados pelo poder judiciário, o esquecimento da tortura e a criminalização dos movimentos sociais. São os temas desta análise de conjuntura, que termina com um apanhado do que vai pelo Congresso."

CFEMEA e o veto de Lula


Do boletim do CFEMEA, ong que acompanha execução orçamentária federal no que tange os direitos da mulher:
"Violência contra as mulheres: presidente veta proteção orçamentária na LDO 2009. Os avanços são muitos, mas as resistências não são poucas. A não liberação de recursos orçamentários e a conseqüente baixa execução das ações planejadas colocam em risco o alcance das metas. O veto do presidente Lula sobre a LDO 2009 (contra a proteção orçamentária do Programa de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres) reafirma a decisão do governo: seguir contingenciando recursos para o combate à violência."

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

McCain passa Obama


Pesquisa Zogby divulgada hoje mostra o republicano à frente se seu rival Barack Obama, pela primeira vez, nas intenções de votos: McCain aparece com 46%, cinco pontos percentuais acima de Obama. Obama, em julho, 7 pontos de vantagem sobre o republicano. A virada ocorre depois de um mês marcado por ataques lançados por McCain, que questionou a experiência de Obama, criticou o fato de o democrata opor-se à extração de petróleo em novas plataformas marítimas e ridicularizou a recente viagem dele ao exterior. Obama mantém vantagem entre eleitores negros, mas caiu em todos outros segmentos sociais que apareciam como sua base eleitoral (mulheres e jovens, por exemplo). A pesquisa pode ter criado um pequeno desvio (que dificilmente mudaria a vantagem de McCain) por ter sido realizada justamente nos dias em que Obama se recolheu no Havaí. Contudo, o discurso de inexperiência administrativa, diseminada pelo candidato republicano contra o democrata, vai contaminando a opinião pública, segundo as pesquisas qualitativas divulgadas.

Ainda sobre o veto presidencial


Membros do Fórum Brasil do Orçamento questionam os vetos presidenciais (ver nota abaixo) que liberaram gastos com publicidade. Foram 18 vetos. Do total dos vetos, quinze foram propostos pelo Ministério do Planejamento, dois pelo Ministério da Fazenda e um pela Controladoria-Gerial da União (CGU). A LDO tem como principal função estabelecer as diretrizes, as prioridades de gastos e as normas e parâmetros que devem orientar a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual que o Executivo encaminha ao Congresso Nacional até 31 de agosto. Na avaliação do deputado José Guimarães (PT-CE), coordenador da bancada do partido na Comissão Mista de Orçamento, os vetos presidenciais não alteram o fundamento da LDO que o Congresso aprovou. Na sua opinião foi correto o veto ao dispositivo que limitava os recursos para publicidade. "Não se pode limitar recursos para eventuais campanhas que o governo precisará fazer, prejudica o interesse público. O veto foi necessário para corrigir uma imposição da comissão que vai contra o interesse da população", destacou.

Veto de Lula sobre diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária 2009


Mensagem presidencial enviada ao Senado (MENSAGEM Nº 614, DE 14 DE AGOSTO DE 2008) veta parcialmente as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2009. Os vetos que chamam a atenção são:
a) Avaliação do cumprimento das principais metas sociais relativas a programas e ações, bem como as metas propostas no Projeto de Lei Orçamentária para 2009.”
b) Demonstrativo, por área de governo, com a discriminação das principais metas sociais relativas a programas e ações, identificando os montantes financeiros e as respectivas metas físicas, quando disponíveis, observados nos exercícios de 2006 e 2007, programados para 2008 e propostos para 2009;
c) Despesas relativas ao Programa de Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher;
d) Despesas direta e exclusivamente voltadas à atenção de pessoas carentes com deficiência;
e) Despesas de capacitação e educação ambiental voltadas para a preservação e gestão de recursos hídricos.”

As razões apresentadas foram duplicidade de esforços (sic):
“A Lei no 11.653, de 7 de abril de 2008, que dispõe sobre o Plano Plurianual 2008/2011 já estabeleceria que para o Poder Executivo a obrigatoriedade do envio, anualmente, ao Poder Legislativo de um conjunto de informações que permitam a este último o acompanhamento e avaliação do cumprimento das metas estabelecidas para o conjunto das programações definidas no Plano Plurianual, contemplando. (...) No Plano também são estabelecidos metas físicas e valores financeiros estimados para as ações que compõem os programas; metas e valores que são ajustados no Plano de acordo com o aprovado nas leis orçamentárias anuais. As metas sociais a que se refere o inciso VIII do art. 11 e o item XXXV do Anexo III do Autógrafo estão assim contidas no Plano Plurianual 2008/2011."

Outra razão apresentada por Lula:
“A exclusão de quaisquer dotações orçamentárias do cálculo da base contingenciável traz grandes dificuldades para o gerenciamento das finanças públicas no tocante ao alcance da meta de resultado primário, notadamente em função da significativa participação das despesas obrigatórias no conjunto das despesas primárias. (...)Há de se ressaltar que a não-exclusão de determinadas despesas da limitação de empenho não prejudica a sua execução, mas, ao contrário, cria condições para que o gestor possa, a qualquer tempo, redefinir as prioridades na execução de suas despesas, objetivando otimizar os recursos disponíveis."

Este é o modelo de gerenciamento do orçamento do governo federal e que não é destacado em órgãos da imprensa tupiniquim.

Minc é criticado por movimentos ambientalistas


Em nota divulgada no último dia 15, cujo título foi bem original ("No dois pra lá, dois prá cá, quem dança é a floresta"), várias organizações criticaram o acordo feito entre os ministros do Meio Ambiente e da Agricultura que reduz proteção da Amazônia. A nota começa lembrando o discurso de posse do ministro Carlos Minc, que afirmou que o Presidente Lula não permitiria a redução da Reserva Legal na Amazônia. E cita a contradição do acordo feito com o Minstério da Agricultura, que possibilita que os produtores rurais possam fazer a recuperação da Reserva Legal com espécies exóticas. "Isso significa na prática a redução da Reserva Legal de 80% para 50% na Amazônia, pois monoculturas de espécies exóticas não cumprem a função ecológica prevista no Código Florestal", afirma a nota. Vai adiante: "A proposta é a mesma do projeto de lei nº 6424/05, conhecido como Floresta Zero de autoria do Senador Flexa Ribeiro, por permitir bacias hidrográficas sem cobertura florestal. A possibilidade de compensação de Reserva Legal em outra bacia hidrográfica desestimula a recuperação de áreas degradadas, e mantém o cenário de desequilíbrio ambiental promovido pelos desmatamentos."
Assinam a nota:
Amigos da Terra – Amazônia Brasileira
Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida - Apremavi
Conservação Internacional - CI
Fórum Matogrossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento - FORMAD
Instituto Centro de Vida - ICV
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM
Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia - IMAZON
Instituto Socioambiental - ISA
Greenpeace
Vitae Civilis Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz
WWF Brasil
SOS Mata Atlântica
Fórum Carajás

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Auditoria paraguaia em Itaipu


O novo diretor paraguaio da usina hidrelétrica de Itaipu, Carlos Mateo (na foto), anunciou que fará uma auditoria das contas da represa por meio da controladoria e da procuradoria geral da Nação. A administração paraguaia da usina binacional, sobre o rio Paraná e na fronteira entre Brasil e Paraguai, jamais abriu as contas de Itaipu ao controle externo. Mateo disse nesta segunda que já acertou com o diretor brasileiro da usina Jorge Samek a divulgação de todos os dados necessários para tornar a administração da hidrelétrica transparente. Segundo Mateo, os funcionários da represa ganham salários "de primeiro mundo". O diretor de Itaipu recebe US$ 16 mil mensais, três vezes mais que o presidente paraguaio. Mateo disse que limpará Itaipu dos funcionários fantasmas, referindo-se a cerca de 500 pessoas que recebem salários sem trabalhar. Mateo admitiu que chegar a um acordo com o Brasil "não será fácil". Mateo foi pivô da primeira crise ministerial, antes mesmo da posse. A renúncia de última hora da historiadora Milda Rivarola do posto de ministra das Relações Exteriores teve como motivação a nomeação de Mateo e não de Ricardo Canesi, do movimento de esquerda Tejojojá, que conforma a Aliança Patriótica. Mateo é filiado ao Partido Liberal.

Dilma Rousseff e o modelo norueguês


A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, admitiu esta semana a possibilidade de o governo criar uma empresa estatal nos moldes da norueguesa Petoro, para administrar as reservas recém-descobertas de petróleo na camada pré-sal, na Bacia de Santos. Dilma destacou que a Petoro repassa uma fatia do dinheiro obtido com a venda do petróleo para a Previdência Social. "Aqui, a intenção do governo é se apropriar dessa riqueza para investir em educação", afirmou o presidente do PT do Distrito Federal, Chico Vigilante, que participou do encontro. Este parece o caminho adotado pelo governo: CSS para a saúde e recursos advindos da venda do petróleo para a educação.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Reforma Política em Curso


Lula deu sinal verde para os ministros Tarso Genro (Justiça) e José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) retomarem a negociação da proposta de reforma política elaborada em parceria com os partidos da base aliada ao governo federal. A primeira rodada de negociações será com o Presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Participaram da reunião que definiu a posição de Lula o vice-presidente José Alencar, os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), Múcio, Guido Mantega (Fazenda), Paulo Bernardo (Planejamento) e Tarso.
Em função das eleições municipais e das campanhas eleitorais, os governistas articularam para encaminhar a proposta apenas em meados de outubro, depois do 1º turno das eleições. No site http://www.reformapolitica.org.br/ é possível verificar as propostas de reforma política elaboradas por movimentos sociais e ongs do país. Propostas obviamente mais avançadas que as elaboradas pelo governo federal.

Posse de novos ministros do Paraguai e semelhança com lulismo


Após a posse de vários ministros do gabinete de Fernando Lugo (Blas Llan, na Justiça e Trabalho; Efrain Alegre, Obras Públicas e Comunicação; Horacio Galeano Perrone, Educação; Luis Sapini, Defesa; Esperanza Martínez, Saúde e Bem Estar Social; Dionísio Borda, Fazenda; e Rafael Filizzola, Interior), o novo Presidente do Paraguai recebeu uma excelente notícia. O banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ofereceu linhas de crédito ao seu país da ordem de 500 milhões de dólares. O representante local do BID, Vladimir Radovic, afirmou que o banco recebeu com otimismo a posse de Dionísio Borda (na foto). Borda define-se como pragmático e que respeita a propriedade privada e segurança jurídica. Antes mesmo da posse, afirmou que a anunciada reforma agrária pode criar fissuras na possibilidade de um grande pacto social no seu país. O novo ministro da Fazenda do Paraguai é taxado de neoliberal e tributarista por várias forças de oposição. É muito elogiado por empresários. Borda já foi ministro de 2003 a 2005, no governo Nicanor Duarte e impôs um impopular programa de adequação fiscal (“el impuestazo”), conseguindo fechar um acordo com o FMI (em 2003).

domingo, 17 de agosto de 2008

Piso Salarial Nacional dos Professores


Sancionada no dia 16 de julho, a Lei 11.738, que criou o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério – R$ 950,00 para jornada de 40 horas –, determina que o professor dedique, no mínimo, um terço da jornada a atividades extraclasse, como correção de provas e planejamento de aulas. Começa a corrigir o erro imenso que foi a redução do tempo de trabalho coletivo na rede pública. A determinação de contar o intervalo de aula como tempo pedagógico (que possibilitava liberar tempo para trabalho coletivo remunerado, já que a LDB exige 800 horas de aula/ano) foi revogada anes desta lei ser sancionada. Um paliativo, utilizado até então por algumas escolas públicas, é aumentar o tempo de intervalo de aula e introduzir projetos pedagógicos neste horários, como aulas de canto, música. Assim, os conselhos estaduais de educação eram obrigados a interpretar o intervalo de aula como tempo pedagógico, retornando a possibilidade de reuniões de professores (remuneradas, no tempo normal de trabalho) num dos dias da semana.

Caraça


Estive, desde sexta-feira, no Caraça, dentro do percurso da Estrada Real de Minas Gerais (mapa, ao lado). O nome vem das formas da Serra do Espinhaço, que daria a impressão do perfil de uma cara grande, uma "Caraça". Fiquei na Pousada do Sumidouro, de Eduardo e Consuelo, muito agradável. O Caraça possui um conjunto de patrimônios (natural, histórico e cultural) e no antigo seminário mantém-se o complexo onde, um dia, estudaram ex-Presidentes da República (como Arthur Bernardes), governadores e ministros. Desde o início, o projeto era formar lideranças nacionais. Desde que conheci a história deste seminário/escola/internato matuto o quanto perdemos deste sentido de projeto político pedagógico no Brasil, com objetivo de formarmos dirigentes para o desenvolvimento.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Clube Militar (3)

Palestrante ministro Waldemar Zveiter.
Mas torturar, o que é torturar? É colocar alguém debaixo do poder de outrem e fazer com que ele obedeça e cumpra premido pela proeminência daquele que o subjuga. O Congresso Nacional esqueceu de anistiar a tortura? O Congresso Nacional Brasileiro não mencionou a tortura, senhores. (...) Quero lhes dizer que não pode existir ato mais abominável do que alguém torturar outrem mediante pressão, mediante instrumento, mediante a força, a ponto de subjugar a sua vontade e fazer dele um títere ao seu bel prazer, determinando comportamentos que seriam absolutamente inconcebíveis se ele pudesse exercitar a sua plena consciência. (...) E se a tortura, que só veio a ser definida como crime e crime dos mais hediondos que podemos admitir, cerca de vinte anos, se não me falha a memória, depois da edição da Lei da Anistia, é meridianamente óbvio e claro que ela não poderia ter sido contemplada. (...) Anistia é perdão. Anistiar é perdoar. O povo brasileiro resolveu se auto-perdoar, não há que fazer distinção entre o povo fardado e o povo civil, somos todos brasileiros. (...) Os poderes constituídos da República, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário estão em amplo e perfeito funcionamento. Os questionamentos tem que ser feitos e levados aos órgãos competentes. Baderna não. Viva o Brasil! [Palmas].

Clube Militar (2)

Segundo palestrante, doutor Antônio José Ribas Paiva.
Eles estão querendo revogar um instrumento da pacificação nacional. Mas qual é o objetivo disso? É a cizânia, eles estão trabalhando contra o objetivo nacional que é a paz social, depois de 29 anos estão trabalhando para que a sociedade volte a se dividir.

Reunião do Clube Militar, RJ (1)

Mensagem dos presidentes dos Clubes Naval, Militar e de Aeronáutica.
Esta reunião foi realizada com o propósito de oferecer a oportunidade de discutir um tema que, além de atual, traz consigo considerável carga de polêmica: a Lei de Anistia, sancionada em 1979, que tinha como meta proporcionar a pacificação entre os brasileiros de diversas tendências ideológicas, em particular o funcionamento de uma democracia plena em nosso país. (...) Causou espanto, por esse motivo, a extemporânea e fora de propósito iniciativa dos ministros do atual governo de se voltar a discutir uma lei cujos efeitos positivos se faziam sentir há bastante tempo. (...) Se houvesse mesmo interesse em debater os problemas nacionais, os dois ministros deveriam optar por um tema mais atual, que incomoda em maior intensidade: os inúmeros escândalos protagonizados por figuras da cúpula governamental ou, ainda mais recente, a gravíssima suspeita de envolvimento de alguns desses com as FARCs.

Novo Jornal foi Fechado


O jornal mais crítico ao governo Aécio acaba de ser fechado por ordem judicial. Era o único veículo investigativo sério de Minas Gerais. Ao acessar o site http://www.novojornal.com.br/ encontramos a seguinte informação:
"Esta página foi suspensa por medida judicial cautelar e o conteúdo do site é objeto de apuração por indícios de prática de crimes
PROMOTORIA ESTADUAL DE COMBATE AOS CRIMES CIBERNÉTICOS"

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Presidente do Partido Democrata de Arkansas é assassinado

O espírito bélico dos EUA continua dando provas de sua existência a cada dia. É um elemento da cultura dos EUA. Sua última vítima foi o presidente do Partido Democrata de Arkansas, Bill Gwatney. Foi assassinado durante uma festa na sede do partido, em Little Rock. Gwatney, ex-senador, tinha 48 anos. A polícia de Little Rock não soube afirmar os motivos do assassinato. O assassino, Timothy Dale Johnson, morreu num confronto com a polícia.

Lévi-Strauss vai fazer 100 anos em novembro


Lévi-Strauss foi leitura obrigatória quando estudei na PUC-SP, no início dos anos 80. A leitura de seus textos era instigante. Seja pelo desafio da teoria estruturalista, seja pelo método etnográfico (etnológico), seja pela maneira elegante de escrever e polemizar, como num pequeno e ambicioso texto sobre Raça e História (onde sugeria que o tempo é pensado e sentido de maneira peculiar por cada cultura, não havendo evolução, mas tempos com lógica própria). Bourdieu afirmava (lembra Hilan Bensusan, professor de filosofia da UnB) que a política de Sartre era a do pensamento amplo com vocação para o que tem grande significado macroscópico enquanto a política de Lévi-Strauss estava no detalhe, na escolha do seu objeto. Para Bourdieu, a etnologia de Lévi-Strauss é um enorme manifesto anti-racista. Nem o estruturalismo simplório de Althusser, nem o discurso meramente estético pós-estruturalista conseguiram diminuir a contribuição de sua obra.

Frei Cappio recebe Prêmio pela Paz


Frei Luiz Flavio Cappio, bispo da diocese de Barra (BA), receberá o Prêmio pela Paz da Pax Christi Internacional 2008 (2008 Pax Christi International Peace Award). O bispo brasileiro foi escolhido para receber o prêmio por suas ações a favor do rio São Francisco, bem como das pessoas que dependem dele para viver. A Pax Christi é um movimento católico internacional para a Paz, fundado na França em 1945, com mais de 100 organizações-membro ativas em todo o mundo. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) integra a organização e será responsável pela entrega do prêmio ao frei Luiz Cappio. A cerimônia ainda não tem data marcada, mas poderá ser feita aqui no Brasil, como forma de aproximação às ações de Dom Cappio.

Brevíssima análise sobre os partidos de esquerda


Os comentários ligeiros que fiz a respeito do PCB, PSOL e PSTU sugerem, ainda que superficialmente, as seguintes hipóteses de análise:
a) São partidos sem expressão popular, formados por defecções de outros partidos, a partir de lideranças de cúpula;
b) Seus vínculos são maiores com os debates externos ao Brasil. Quando definem uma pauta interna, espelham-se no debate externo. Não se trata de internacionalismo, mas dificuldade real em produzir uma leitura nacional. Esta dificuldade é herança das leituras do PCB, que nos anos 50 e 60 viram (só eles viram) estruturas feudais na economia tupiniquim;
c) A luta fraticida é permanente. Forma-se uma constelação de siglas que somente os iniciados compreendem. As diferenças internas são, quase sempre, definidas pela leitura que fazem sobre arco de alianças e sobre o processo revolucionário em curso (que define o arco de alianças). Quanto mais distante do ponto ideal revolucionário, menor é o arco de alianças proposto.

Enfim, temos um círculo vicioso que define o tamanho e impacto político dessas agremiações: dificuldade para ler o Brasil, parca inserção social, isolamento, luta fraticida, vínculos com organizações externas para garantir alguma legitimidade (já que internamente sua legitimidade é muito pequena) e, assim, leitura mais adequada ao mundo externo que à realidade brasileira, parca inserção social e assim por diante.

Literatura da Angústia


Recebo o catálogo de lançamentos de agosto da editora Companhia das Letras. O destaque é o livro Homem no Escuro, de Paul Auster. Trata de um homem de 72 anos que se recupera de acidente de carro e é provocado por insônia, atormentado pela morte da mulher, o assassinato do namorado da neta no Iraque e a solidão da filha única. Aos poucos, mergulha em devaneios, imaginando uma nova guerra civil nos EUA. Virando a página, aparece o livro Menino de Lugar Nenhum (de David Mitchell). Trata da vida de um menino introspectivo que enfrenta uma crise familiar e a impopularidade no colégio. Na outra página é apresentado o livro A Mulher de Jerusalém (de Yehoshua), sobre onde traça um tempo sombrio e redentor do mundo contemporâneo.
Fico me perguntando se esta linha de angústia individual que perpassa essa literatura é um espelho dos tempos atuais.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Nelson Motta e o elogio ao ex-ministro Gilberto Gil


O site Sintonia Fina, de Nelson Motta, publica um rasgado elogio a Gilberto Gil, que reproduzo abaixo:
"Sou amigo do Gilberto Gil há 40 anos e sempre soube do seu talento musical. Mas agora ele foi uma revelação como ministro da Cultura, um dos piores empregos do Brasil, que exige grande sacrifício e um saco sem fundo para lidar com o pior da burocracia e da política. E o balanço do Gil é mais que positivo. O espantoso é que no meio desse turbilhão ele ainda consiga fazer um CD de alto nível (Canô), mostrando o que tem de melhor. Como nesse lindíssimo samba baiano, saudando os 100 anos de dona Canô, mãe de Caetano e Bethânia, e uma instituição da Bahia. Esse é o melhor Gilberto Gil. (...) É chocante ver a capacidade de trabalho e a competência do Gilberto Gil, aos 65 anos. Não é fácil o cara passar 5 anos como ministro da Cultura, lidando com o que há de pior na política e na administração pública e não só conseguir fazer uma gestão espetacular como ainda produzir um novo disco de músicas inéditas. O disco é meio desigual, com um pouco de tudo do seu estilo de compor, naturalmente com altos e baixos. Só que quando ele acerta a mão aí sai de baixo, porque é o que a MPB tem de melhor. Como esse samba na melhor tradição do humor e do suingue da Bahia e do Brasil."

O PSTU e os morenistas


Ainda numa breve incursão sobre as correntes partidárias mais à esquerda do Brasil, faço uma passagem ligeira sobre o PSTU e as correntes morenistas. O PSTU é vinculado à corrente trotskista “morenista”. O título vem do seu líder internacional, o argentino Hugo Miguel Bressano Capacete, também conhecido como Nahuel Moreno (na foto). Moreno foi fundador da corrente internacional LIT-QI e iniciou sua militância nos anos 40 do século passado, destacando-se no II Congresso da Quarta Internacional (fundada por Trotsky). Os dirigentes da Quarta, na época, eram o grego Michel Raptis(Pablo), os ingleses Healy e Hunter, o belga Ernest Mandel, os franceses Frank e Lambert, o italiano Maitan, o chinês Peng, os norte-americanos Cannon, Hansen, Farrel Dobbs e Novack. Moreno participou de vários conflitos com correntes trotskistas, tendo como pano de fundo sua avaliação sobre o risco da capitulação ao stalinismo (as lideranças principais da Quarta avaliavam que os partidos comunistas tenderiam a se tornar revolucionários frente à possibilidade de uma terceira guerra mundial), incluindo embates com “posadistas” e o ERP - Exército Revolucionário do Povo, diferenciando-se tanto das orientações de Ernest Mandel (que, no Brasil, orientava a corrente Democracia Socialista), quando das orientações de Pierre Lambert (que, no Brasil, orientava a corrente O Trabalho). No fim dos anos 70 Moreno diverge de Mandel em relação à orientação política a ser adotada no apoio ao sandinismo e à Revolução na Nicarágua. Os morenistas constituíram uma brigada internacional, chamada brigada Simon Bolívar, a qual lutou com os sandinistas. Entretanto, além da mera luta armada, as brigadas de Moreno fundavam sindicatos independentes do sandinismo, o que levou à cúpula da FSLN a expulsar as brigadas do país. Mandel apoiou os sandinistas contra Moreno. Logo em seguida, houve uma aproximação de Moreno com o grupo de Pierre Lambert, infrutífera por divergência políticas em relação à tática trotskista da Frente Única. Nos anos 80, Moreno organizou o MAS - Movimento al Socialismo, que foi o maior partido trotskista de todos os tempos, com cerca de 15 mil membros e 500 sedes no território argentino. Mas, após a morte de Moreno, o MAS dividiu-se em inúmeras correntes. No Brasil, chamam-se de "morenistas" o PSTU e as correntes CST - Corrente Socialista dos Trabalhadores e MES - Movimento Esquerda Socialista, ambas do PSOL.

A necessidade de um bom partido conservador no Brasil


O Instituto Cultiva vem destacando, em suas análises de conjuntura nacional (www.cultiva.org.br) o fato de todos partidos à direita do espectro político nacional estarem absolutamente subordinados aos partidos mais liberais ou social-democratas. Algo inusitado na história partidária do país e que não tem relação com a realidade política (não partidária) do Brasil. Este é um dos temas de interessante entrevista de Wanderley Guilherme dos Santos (na foto) publicada na revista Desafios do Desenvolvimento, do IPEA (edição de junho, n.44). Santos destaca que o DEM não é acolhido pelas forças sociais conservadoras do país e que este fato desequilibra o jogo político e exige menos dos partidos instalados no poder. Afirma que não existiria uma agenda positiva das forças conservadoras, mas apenas reativa. E caminha, em sua entrevista, para uma dura crítica aos que denunciam os gastos públicos crescentes. Em sua entrevista, lembra que o PIB cresce mais que os gastos do Estado e que os quadros de carreira são diminutos para as exigências de serviço público. Destaca que há, sim, equívocos nos gastos, inclusive nas contratações, mas por força da herança patrimonialista e oligárquica, como o excesso de motoristas, vigias e ascensoristas no serviço público. Venho criticando certa confusão que Wanderley Guilherme dos Santos vem fazendo em seus últimos textos em relação à gestão participativa e democracia direta. Mas nesta entrevista, o sociólogo carioca acertou em cheio.

Como vai a Transposição do São Francisco?


Passagem do artigo de Roberto Malvezzi (Gogó), da Comissão Pastoral da Terra:
"A transposição, em cálculos modestos, já consumiu cerca de 600 milhões de reais em consultorias, projetos, assessorias, obras, etc. Esse dinheiro daria para ter feito 20% das adutoras previstas no Atlas do Nordeste.
Quanto à revitalização, o governo está realmente investindo em saneamento nas cidades ribeirinhas. Mas essa é uma bandeira da sociedade civil, embora não queiramos retirar os méritos de ninguém, sequer do governo. O governo assumiu a revitalização como moeda de troca da transposição. Nós vamos tentar organizar uma rede ao longo do Vale para monitorar o investimento, já que é da tradição dos prefeitos "comer" o dinheiro do saneamento sem que as obras sejam realizadas.
Queremos relembrar que o saneamento é peça importante da revitalização, mas isolada de uma estratégia não vai surtir efeito. O problema maior do São Francisco é o modelo predador implementado no Vale que prossegue com maior intensidade agora com a possível implantação de 510 mil hectares de cana irrigada para o Bahiabio, sem falar nas barragens e da própria transposição."

Violência contra Mulher e Lei Maria da Penha


Pesquisa revela que aumentou a procura por ajuda de mulheres agredidas por maridos, graças a Lei Maria da Penha. Denúncias foram feitas em sua maioria por mulheres negras e casadas, entre 20 e 40 anos. A procura por atendimento especializado, no serviço Ligue 180, cresceu 108% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. No total, foram registrados 121.891 atendimentos. O Distrito Federal foi o que mais procurou a central de atendimento, com 133 atendimentos realizados por cada grupo de 50.000 mulheres. Com dois anos de vigência, a Lei Maria da Penha é conhecida pela maioria da população, segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope/Themis com 2.002 entrevistados em 142 municípios nas cinco regiões do país. Quase 70% dos entrevistados já ouviram falar da lei que prende em flagrante aquele que agride uma mulher. Informados sobre as punições previstas, 83% dizem acreditar que a lei inibe, de alguma forma, a violência contra a mulher. Os números, no entanto, comprovam que a agressão à mulher ainda é preocupante no Brasil.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Falecimento de Fals Borda


Orlando Fals Borda (na foto), sociólogo colombiano, faleceu hoje. Sua obra foi marcada por temas relacionados à esquerda e segmentos sociais populares (camponeses e operariado). Também disseminou teorias relacionadas à educação popular e investigação participativa. Participou ativamente de ações da esquerda em seu país, como a Frente Unida, ao lado do padre Camilo Torres (na década de 60, com quem fundou a faculdade de sociologia da Universidade Nacional, a primeira da América Latina), ou do movimento Colombia Unida (final dos anos 80). Foi membro da Assembléia Constituinte de 91, pela Aliança Democrática M-19. Foi, ainda, dirigente da Frnte Social y Político, sendo ator de destaque na conformação do Polo Democrático Alternativo (2006). Em julho de 2008 publicou a reedição de sua obra La subversión en Colombia. Orlando Fals Borda era considerado o mais importante sociólogo de seu país. Elaborou o método Investigación Acción Participativa (IAP).
Foi Ministro da Agricultura (1959-1961), Diretor de Pesquisas no Instituto de Naciones Unidas para el Desarrollo Social. Entre 1972 e 1976 dirigiu a Fundación de Investigación y Acción Social en Bogotá. Em 1973 fundou a revista Alternativa, com Enrique Santos Calderón, Gabriel García Márquez, Arturo Alape y Antonio Caballero.

Ainda Bolívia: interpretando Santa Cruz


Entrevista com Bernardo Corro Barrientos sobre as lideranças de Santa Cruz:
“O que é que fazem quando percebem que o Estado é ocupado por outros dirigentes, outros partidos populares e democráticos, e que têm interesses diversos dos seus? Começam a pedir a autonomia, procuram, desesperadamente, controlar de maneira unilateral o governo regional. O modelo econômico de Santa Cruz é peculiar e pouco conhecido, em comparação aos existentes na América Latina. Investindo desde os anos 80 na produção de soja, esse modelo se caracteriza por estar baseado na propriedade latifundiária ilegal, e fortemente dependente dos recursos da inversão pública e dos subsídios do governo central. Querem a autonomia porque não podem viver dos próprios recursos, gerados por eles, e necessitam de subsídios. Querem separar-se para que, boa parte dos ingressos provenientes da exportação de gás e petróleo de Santa Cruz e Tarija, seja desviada para a agricultura que não é competitiva. A questão central, então, é a separação pura e simples do resto do País. E Santa Cruz necessita profundamente do departamento de Tarija, mais ao sul, porque é lá que estão os maiores poços de gás. Essa associação é fundamental. Santa Cruz não se separa sozinha, precisa de aliados. Hoje se diz que metade dos latifundiários de Santa Cruz é formada de brasileiros, argentinos, alemães, croatas e sérvios da ex-Iugoslávia, um país que também foi desmembrado, da mesma forma como pensam fazer com o leste da Bolívia."

O clima político na Bolívia: se ficar o bicho...


Aproveitando que citei o PCB na nota abaixo, reproduzo um relato da situação da Bolívia feita por Ivan Pinheiro, dirigente daquele partido:
"Escrevo de La Paz, após o referendo, cujo resultado oficial só será conhecido dentro de uma semana. A votação e a apuração ainda são manuais por aqui. Têm sido divulgadas algumas pesquisas de boca-de-urna e projeções, a partir de poucos votos apurados. Portanto, nada até agora é oficial. (...) As projeções sobre a votação dos prefeitos indicam que dois terão seus mandatos revogados (La Paz e Cochabamba), que se apresentam como oposição centrista independente. (...) A revogação de alguns prefeitos, em departamentos importantes, onde Evo ganhou esmagadoramente, pode vir a ser uma ganho para o governo, se eleger aliados na eleição complementar dentro em breve. Como Evo foi eleito Presidente mais pelos movimentos sociais do que por uma forte estrutura partidária, até agora ele só tinha dois aliados como Prefeito (Potosi e Oruro). Pode chegar a cinco. Com a batalha de ontem, desmontou-se um possível golpe de estado da direita, que podia ter início logo após o anúncio dos primeiros resultados. (...) Mas a direita também fortaleceu suas cidadelas na Meia Lua, fato que não retira o separatismo da ordem-do-dia. A confirmação dos seus quatro prefeitos permite-lhe difundir uma versão própria dos resultados, um discurso de que houve um empate. (...) A agenda boliviana nos próximos meses vai ser marcada por dois temas que se imbricam: as autonomias departamentais e o referendo sobre a nova constituição, já redigida pela Assembléia Constituinte específica. A direita fará de tudo para evitar este referendo, pois a nova constituição vem para consolidar as mudanças progressistas. (...) Se o Presidente conciliar, ficará sem respaldo algum, nem do povo nem da direita. Ou renuncia ou cai, como um castelo de cartas. E se optar por avançar, como se espera, não nos iludamos. A radicalização vai aumentar até uma inevitável ruptura violenta."

PCB X PCdoB e a Agência Nacional de Petróleo


Ainda na tentativa de cumprir minha promessa a respeito dos partidos brasileiros mais à esquerda (em especial: PCB, PSOL e PSTU), reproduzo a mensagem enviada via internet pela direção do PCB (seu Comitê Central), que me parece auto-explicativa:
"Muita gente faz confusão entre PCB e PCdoB, pois as siglas são parecidas e ambos têm a palavra comunista no nome. Uns pensam que é um só partido; outros trocam os nomes, quando a algum deles se referem. (...) Temos sido bastante discretos no trato de nossas divergências, sobre o capitalismo brasileiro, a política de alianças, a prioridade de formas de luta, o tipo de partido. Nós os consideramos reformistas; mas não dizemos isso para ofender. É uma crítica. O PCB também já foi reformista, principalmente nos anos 80.(...) O PCB hoje não vê possibilidade de aliança com a chamada burguesia nacional, nem de humanizar o capitalismo, nem de transitar para o socialismo apenas pela via eleitoral. Mas com o surgimento de grave denúncia sobre a ANP (Agência Nacional de Petróleo), cujo Diretor-Geral, Haroldo Lima, é Vice-Presidente nacional do PCdoB, não podemos nos furtar a esclarecer algumas diferenças. Até para não banalizar a palavra comunista e não macular a história do PCB.A AEPET (Associação dos Engenheiros da Petrobrás) acaba de denunciar que a multinacional norte-americana Halliburton administra o Banco de Dados de Exploração e Produção da ANP, sem ter passado por processo licitatório, como determina a lei.
O PCB divulgou recentemente uma nota, em que propõe uma intensa mobilização nacional pelo fim da ANP e dos leilões, pela volta do monopólio estatal do petróleo e pela reestatização da PETROBRÁS."

Lula e a reforma tributária


Recebo a notícia que a reunião de Lula com intelectuais teve ao menos um momento constrangedor. Em determinado momento, o Presidente afirma que até o final do ano sanciona a reforma tributária. Em seguida, numa voz inconfundível, lá do fundo parte um quase grito: "DUVIDO" (era Maria da Conceição Tavares). Lula teria fuzilado com o olhar e dito, apenas: "Vamos ver...". Melhor ter dito isso que "quem viver, verá".
No início deste ano, Conceição Tavares já havia avaliado a política econômica de Lula como "imbecil", em entrevista à revista "Desafios do Desenvolvimento", do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Segundo ela, o Brasil não pode ter como meta ser só um exportador de matérias-primas. Tavares é membro do novo Conselho de Orientação do Ipea. Com tal adjetivo, o IPEA deveria alterar o nome de seu conselho.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

PSOL e suas correntes internas


Fui cobrado, recentemente, por não analisar os partidos mais à esquerda no espectro partidário nacional, como PSOL, PSTU e PCB. Prometi que faria uma análise mais apurada. Faço um breve comentário, aqui, sobre o PSOL. Minha principal crítica a esses partidos é a volta ao passado, àquela característica da esquerda intelectualizada e de falta de sintonia real com as ruas, que marcava a esquerda pré-PT. Uma rápida olhadela nas correntes internas do PSOL ajuda a identificar esta lógica, que acaba criando a tradicional "sopa de letrinhas", absolutamente distante do cotidiano da sociedade brasileira (o que dá o tom vanguardista). Desde seu primeiro congresso, destacam-se: o Movimento de Esquerda Socialista (MES), da deputada Luciana Genro; a Corrente Socialista dos Trabalhadores (CST), do deputado Babá; o Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL); a Democracia Socialista, conhecida como DS, maior ala radical petista, representada pela senadora Heloisa Helena (AL) e os deputados federais João Alfredo (CE) e Orlando Fantazzini (SP); a Ação Popular Socialista (APS) , liderada por Ivan Valente e por Maninha (DF). Também se encontram grupos minoritários e dissidentes do PT, PSTU e do PDT e até uma ala que era ligada ao MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro). Encontram-se, ainda, o Enlace Socialista; o Coletivo Revolutas; o PP (Poder Popular); o CSOL (Coletivo Socialismo e Liberdade); o Grupo Práxis; a FEC (Frente Estopim Comunista) e o SR (Socialismo Revolucionário).
No 1° Congresso Nacional do PSOL o MES demonstrou grande interesse em criar um amplo leque de alianças para viabilizar a candidatura de Luciana Genro à prefeitura de Porto Alegre. MES-PP conseguiu atrair a deputada Heloísa Helena, que largou o Enlace no curso do Congresso para aderir a teses, consideradas mais à direita que a de seus antigos parceiros oriundos da DS. João Machado e o ex-deputado federal João Alfredo, do Enlace, se viram literalmente atropelados pelo bloco HH-MES-PP-APS-Chico Alencar
O chamado “bloquinho”, que além de Plínio, a CST e o Csol teve a adesão da Alternativa Socialista (AS), racha do MES, do SR (CWI), do CLS, racha do MTL, da corrente Práxis, ligada ao MAS argentino e dos cliffistas do Revolutas, foi conformado com um caráter absolutamente defensivo. Este blocão, juntamente com o Enlace, controlou 75% dos delegados do primeiro congresso, esmagando a posição da CST em defesa da manutenção da frente de esquerda “restrita” ao PSTU e PCB.
É ou não uma sopa de letrinhas?

Bolsa Família: MG e SP lideram número de alunos que faltam às aulas


Um monitoramento do Ministério da Educação apontou que São Paulo e Minas Gerais lideram a lista de estados que têm maior número de alunos que faltam às aulas, tendo por base o acompanhamento da freqüência de crianças e adolescentes beneficiados pelo programa Bolsa-Família. O controle foi iniciado há um ano e meio. Toda vez que um aluno beneficiado no programa registra presença inferior a 85%, a escola tem que apontar o motivo dessa falta. Para que as família s cadastradas recebam o bolsa-família devem manter os filhos de 6 a 15 anos na sala de aula. Um dos principais motivos apontados para o alto índice de faltas desses jovens é a negligência dos pais, realidade enfrentada em Salinas, município do Norte de Minas.

Diminui jovens eleitores em MG


Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostram que Minas Gerais tem o menor índice de eleitores com 16 e 17 anos das últimas duas décadas. São 315.941 eleitores nesta faixa etária cadastrados para votar na sucessão das prefeituras de 853 municípios, o correspondente a 2,24% do total de 14.070.606 cadastrados no estado. Em 1989, essa faixa etária correspondia a 4,44%, sendo 420.060 de um total de 9.433.103. Os jovens de 16 e 17 anos não têm obrigação de votar por norma constitucional, mas podem requerer o título à Justiça Eleitoral. A redução do eleitorado jovem atinge, na verdade, todo o país.

domingo, 10 de agosto de 2008

Isaac Hayes


Para quem gostava do vozerão de Isaac Hayes (que faleceu hoje, em Memphis, aos 65 anos) vale a pena acessar http://music.download.com/isaachayes/3600-8564_32-100815147.html . Neste site é possível ouvir, inclusive, o hit "Them From Shaft" que lhe deu o prêmio Grammy de música em 1972 e o Oscar de melhor canção original (foi o primeiro cantor negro a receber o prêmio). Em 1997, ele participou do seriado "South Park", dando voz para o personagem Chef.