sábado, 21 de fevereiro de 2009

Preparação para o clima político do México


Na tarde de amanhã já estarei em Guadalajara. Em pleno processo eleitoral (para o parlamento). O México está dividido em 3 partidos: PRD (centro-esquerda), PAN (centro-direita) e PRI (o tradicional, mas debilitado, partido mexicano). Como estarei no Estado de Jalisco (comandado pelo PAN, mas também com forte presença do PRI no litoral oeste do país), não vou acompanhar as disputas mais acirradas no PRD. Cito o PRD porque dois de seus principais líderes estão em confronto direto pelo futuro do partido, e um deles chega a citar Lula como inspiração.
A briga envolve Jesus Ortega, o presidente do partido, e Lopez Obrador (derrotado na disputa pelo cargo). Os dois aparecem na foto que ilustra esta nota (Obrador à direita e Ortega à esquerda). Citando Lula, Ortega afirma que pesquisas feitas pela legenda revelaram que dois terços dos mexicanos consideram o PRD "agitador". Sugere a superação deste perfil que considera de tipo populista. Ortega deixou claro que desejava refazer a imagem da sigla, como a de um partido mais próximo aos partidos de governo social-democratas do Chile e do Brasil (que tal?)
Por seu turno, Obrador afirma que a economia só piorará, e sugere uma campanha para pressionar o governo a cortar gastos inúteis, reduzir os preços pagos pelo consumidor e os impostos e fazer mais pelos pobres.
Vou acompanhar de perto e farei breves comentários neste blog.

Nenhum comentário: