segunda-feira, 23 de março de 2009

Reajuste do funcionalismo público federal


Recebo o Boletim Esplanda Geral, editado pelo Sindicato dos Servidores Publicos Federais do Distrito Federal. O boletim afirma:
"A pressão dos servidores levou o governo a recuar na decisão de adiar o reajuste previsto para julho de 2009. Atendendo a pedido de audiência formulado pela CUT, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, reuniu-se, em 18.03, com as entidades sindicais para anunciar que o governo pretende manter todos os acordos firmados com o funcionalismo. A reunião ocorreu no segundo dia da Marcha a Brasília, que levou mais de quatro mil servidores federais à Esplanada dos Ministérios. Apesar de a notícia causar alívio, ela não significa uma garantia, visto que o ministro deixou claro que não está descartada a possibilidade de “repactuação” das parcelas de reajuste em virtude da crise. Ou seja, se a arrecadação cair até julho, o pagamento poderá ser adiado. "

O boletim anuncia, ainda, ato público envolvendo 20 entidades nacionais para o próximo dia 30, em Brasília, pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário, investimentos na reforma agrária e geração de empregos, fim da política de superávit primário, além do cumprimento dos acordos com os servidores e atendimento das reivindicações da campanha salarial.
O sindicalismo do funcionalismo público é, hoje, o mais importante do país.

Observação: a foto é do período de contrução de Brasília.

4 comentários:

Graziele Zahara disse...

Apoio na íntegra as idéias de “O direito à preguiça” de Paul Lafargue, mas ainda não participei de nenhum movimento em favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial, falta de oportunidade e comunicação. Sabe como é Belo Horizonte, né!?

Anteriormente pensei em sugerir (mas só pensei), que talvez com redução da jornada os pais de Nova Iguaçu teriam bons motivos para não se interessarem pela escola integral (ficar com os filhos), ou, dependendo da situação econômica, para aceitá-la de braços abertos (tirarem os filhos da rua pois teriam mais tempo para trabalhos extras – e isso é triste).

Ainda sobre movimentos, nesta madrugada começou a greve dos petroleiros da Regap, que reivindicam o aumento da PLR, pois os acionistas estão recebendo uma fatia mais generosa que a dos trabalhadores, que concluíram: a empresa pode dividir um pouco mais do lucro que, afinal, não foi conquistado braçalmente pelos acionistas. Como é difícil mobilizar as pessoas interessadas para conquistarem seus próprios interesses. Me parece que o “peleguismo” está rolando solto, apesar da greve ter sido consentida nas assembléias. Geralmente, a mídia divulga como se os trabalhadores fossem gananciosos, enquanto são apenas bem informados, exigindo o que está escrito em seus contratos de trabalho enquanto respiram o perfume do enxofre que exala na refinaria. Espero que os petroleiros também consigam um “alívio”.

Daisy Carvalho disse...

Olá,
Sou pensionista (de meu pai). Ele era PM, mas federal, na época da inauguração de Brasília, etc. Notei que o contracheque agora é "civil federal". O órgão pagador é o Ministério da Fazenda. Poderia informar se teremos algum aumento ou reajuste este ano de 2009? Poderia me indicar um sindicato?

Pode mandar para meu e-mail :
daisyescriba@hotmail.com

Muito obrigada. Deus abençoe!

Rudá Ricci disse...

Daisy,
As possibilidades de contato são:
1) Associação Nacional dos Pensionistas e Aposentados Federais http://www.apsef.org.br/

2) sindicato dos aposentados: http://www.sindicatodosaposentados.org.br/default/index.htm

Eles possuem linhas ideológicas distintas, mas estão sempre muito bem atualizados.

Unknown disse...

bom dia ,
acompanho algumas matérias on line a respeito do funcionalismo, mas sempre deixam dúvidas com relação aos aumentos p/servidor. alguém tem certeza se o funcionalismo federal vai ter aumento este ano de 2010? as matérias sempre ficam com algo oculto.......na realidade o funcionalismo fica perdido com relação a qualquer aumento e só sabe quando recebe. obgda.