quinta-feira, 16 de abril de 2009

Revolução nos vestibulares


Estou realmente perplexo do país começar a tocar neste verdadeiro mito que é o vestibular. A movimentação, após a dura crítica e nova orientação do ministro Fernando Haddad, é imensa entre as universidades públicas e privadas.
Nem todos caminham na mesma direção. O Conselho de Graduação da USP aprovou na tarde desta quinta-feira mudanças na Fuvest 2010, alterando a segunda fase e transformando a primeira em eliminatória. A segunda fase do vestibular vai avaliar todas as matérias do ensino médio. Até a Fuvest 2009, só disciplinas relacionadas ao curso pretendido eram alvo de exames. É, ainda, uma linha conservadora, mas começa a ter algum sentido pedagógico. A principal mudança, contudo, é que a USP pretende incluir questões contextualizadas na segunda fase, que abarquem conhecimentos de mais de uma disciplina - as chamadas perguntas interdisciplinares. Aí se aproxima do ENEM.
A PUC-Minas adotou o ENEM como seleção para o próximo processo seletivo. As universidades particulares de Minas Gerais, inclusive, decidiram unificar seus vestibulares.
Até agora a nota desafinada vem da UFRGS, que não aceitou mudar seu vestibular.

Nenhum comentário: