domingo, 17 de maio de 2009

O Efeito Dilma


É controversa a tese que a frase "Política é como Nuvem" é de autoria de Magalhães Pinto. De qualquer maneira, a frase cabe como luva na sucessão presidencial de 2010. Com o adoecimento de Dilma Rousseff, as nuvens se movem a cada lufada, mesmo a mais leve. O último lance é o ressurgimento do terceiro mandato de Lula. O PMDB já teria coletado assinaturas suficientes para propor emenda constitucional para levar a referendo o terceiro mandato (referendo cuja data limite para ocorrer é setembro deste ano). Até aí, nada de muito novo. Logo que se soube do adoecimento da ministra, fui entrevistado por alguns jornais e revistas para fazer uma análise como cientista político. Eu afirmava que a situação poderia gerar três possibilidades: a) fortalecimento do nome de Dilma, a partir de uma comoção nacional, estimulada pelo lulismo/petismo, a partir do reforço da imagem de guerreira; b) a movimentação intensa da base aliada, em especial, o PMDB e Ciro Gomes, e de Aécio Neves (neste caso, se aproximando do PMDB, criando uma saia justa no interior do PSDB, que enfraqueceria Serra); c) o terceiro mandato, ainda que com pouca força política.
As nuvens se alteraram. O que se diz nos bastidores da política é que Aécio Neves começou a sondar a terceira via (do terceiro mandato), o que detonaria a possibilidade de Serra e o colocaria como terceira via em 2014, unindo, talvez, PT, PMDB e PSDB (o que ampliaria o "lulismo"). Esta possibilidade parece razoável porque Aécio discursou no evento do PSDB no nordeste como ponte entre o lulismo e os tucanos. Elogiou Lula e pediu ao PT que reconheça o bem que FHC fez ao país. E foi além: disse que os historiadores do futuro perceberão que de Itamar à Lula houve uma linha de sucessão cumulativa, complementar.

4 comentários:

AngelMira disse...

Rudá,

O que vc nos diz dessa matéria aqui:
Aécio fecha acordo para ser vice de Serra
http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/brasiliaonline/ult2307u566971.shtml
??

Rudá Ricci disse...

Angeline,
Tudo é possível em política. Inclusive Aécio soltar balões de ensaio para aumentar se cacife político. Por exemplo: pode deixar "vazar" que está apoiando o terceiro mandato de Lula para aumentar seu poder de negociação com Serra. Mas, pensemos bem: qual a vantagem dele ser vice de Serra? Ele é jovem, boa avaliação e popularidade, "ponte" entre tucanos e lulismo, pode ser candidato em 2014. Por que colocaria "azeitona na empadinha de um adversário"? Não faz muito sentido. Ser Senador parece mais confortável.

AngelMira disse...

Rudá,
Bom ver seu ponto de vista. Essa disputa presidencial "marketeira" ainda tem muito o que rolar.
Obrigada!

AngelMira disse...

Rudá,
Bom ver seu ponto de vista. Essa disputa presidencial "marketeira" ainda tem muito o que rolar.
Obrigada!