domingo, 31 de maio de 2009

PT é derrotado em Xapuri (Acre)


O blog de Altino Machado noticia que o PT, com toda estrutura do governo, perdeu a eleição do STR que um dia foi dirigido por Chico Mendes. Perdeu para a sindicalista Dercy Teles Cunha (filiada ao PV, na foto), por seis votos (321 contra 315 votos). Ela já havia presidido o sindicato em 1981-1982, antes mesmo de Chico Mendes, sendo a primeira mulher no país a dirigir uma organização de trabalhadores rurais.
Mas o que me chama a atenção é a fala dela, logo após a vitória:
- Estou feliz, embora os adversários estejam ameaçando recorrer à justiça contra o resultado da eleição. A pressão do PT e do governo estadual tem sido quase insuportável para que tenham o controle de tudo, mas vamos continuar resistindo.

Não tenho como registrar meu incômodo em perceber que o que cutistas e petistas criticávamos (fui da comissão organizadora que criou a CUT e fui fundador do PT, em 1980), agora é exatamente o que ocorre no Acre. Sem controle social, não há reforma política de cúpula que mude tal conservadorismo que entra em qualquer corpo, como uma gripe suína.

Nenhum comentário: