segunda-feira, 22 de junho de 2009

Ideologia e interpretação sobre o Irã


O esquerdismo sempre sentiu dificuldades para analisar o mundo real. Algumas correntes chegaram ao cúmulo de relacionar a luta política com OVNIs. Para garantir a tradição, James Petras (na foto) acaba de publicar um artigo que conseguiu a proeza de caducar em menos de uma semana. Neste artigo, sugeria que a denúncia de fraude nas eleições iranianas era um blefe à serviço dos interesses norte-americanos. A velha teoria da conspiração. Foi desmentido em seguida pelo próprio Conselho de Guardiães do Irã, que admitiu 3 milhões de votos a mais que a lista de eleitores oficiais. Esta ansiedade por algo que nem aparece no horizonte é típico do esquerdismo.
Ver artigo de Petras aqui.

3 comentários:

Vinícius disse...

Pelo menos o Petras faz uma boa idéia - em detalhes - sobre o caráter da administração Lula da Silva - e eu estou comparando com o Hobsbawn que considera ela um avanço das forças de esquerda e não uma resistência da social democracia sob uma nova forma.

bruzundangas disse...

discordo parcialmente,ha sim,uma conspiraçao do ocidente contra as irregularidades nesta eleiçao.nao ha santos nestas analises!!

Rudá Ricci disse...

Ninguém disse que não há interesses em jogo. A política é jogo de interesses. Mas daí achar que a fraude era uma invenção dos EUA já é delírio. Pode ser até má fé, quando se acompanha de perto a luta interna no Irã. O fato é que o próprio regime já admitiu fraude de 3 milhões de votos. Não 10 ou 100, mas 3 MILHÕES. Isso é o que? Conspiração de um governo ditatorial, que desdenha a eleição, contra os eleitores.
Temos que ser firmes nas nossas convicções ou tudo vira jogo de final de semana.
Rudá