sábado, 6 de junho de 2009

Vôo 447 e Politica


A Aeronáutica brasileira acaba de informar que foram encontrados dois corpos masculinos, uma maleta que continha um bilhete da Air France em nome de um passageiro do vôo 447. Também foram avistados no mar uma mochila com um cartão de vacinação e uma poltrona azul com numero de série semelhante ao usado pela companhia aérea. O material foi localizado por uma aeronave R-99, cujo radar tem tecnologia para encontrar objetos sem auxílio visual.
O que gostaria de destacar é o ranço da política nacional. A França, maior interessada na elucidação das causas da tragédia e que tem uma organizada e exigente sociedade civil, manteve cautela. Já nosso ministro, nem mesmo aguardou confirmações e já disse que a mancha de óleo era indício de que a aeronave não teria explodido. Espero que tenha aprendido e deixado questões técnicas para quem é técnico (no caso, as altas patentes da aeronáutica brasileira).
O que faz lideranças políticas tupiniquins serem tão sedentas de factóides e sensacionalismos? A raridade de notícias que confirmem sua competência? A eterna necessidade de se legitimar? Qual o motivo para instrumentalizarem politicamente questões que evidentemente são técnicas e merecem cautela científica? O que faz nossa cultura politica oficial ser tão pouco prudente? Por que somos tão direcionados ao espetáculo político? Por que somos eternamente rodeados pelo populismo? O Bolsa-Família estimularia a busca de "boas notícias" à qualquer custo?
Caso não fosse o primeiro a informar, o ministro teria sua credibilidade abalada? Por qual motivo? Estaríamos disputando com a França algum lugar no pódium?

Um comentário:

AngelMira disse...

Não seria de interesse nosso a manutenção da soberania?
Talvez o Sarkozy tenha sido mais ousado que nossos chefes políticos, não?