domingo, 16 de agosto de 2009

Breve análise da pesquisa Datafolha (2)


A tese de disputa entre os eleitores com maior renda e escolaridade, envolvendo Serra e Marina é também muito frágil. Senão, vejamos:
1) Serra possui melhores índices entre a população de baixa renda (até 2 sm, com 37%) e alta renda (acima de 10 sm, com 39%). Nas faixas intermediárias, fica entre 33% e 36%;
2) Em relação aos estratos por nível de escolaridade, Serra tem maior popularidade (37%) entre os que só possuem ensino fundamental e médio. O índice junto aos eleitores com ensino superior cai para 33%;
3) Dilma tem índices similares em quase todas faixas de renda (ao redor de 16%), mas apresenta melhor índice entre os eleitores da faixa de 5 a 10 sm (17%);
4) Em relação aos eleitores por nível de escolaridade, Dilma apresenta melhor índice entre os que concluíram o ensino universitário (20%, contra 15% para os que têm apenas ensino fundamental, e 17% entre os que possuem ensino médio).

Portanto, Dilma só disputa com Serra em relação aos que possuem nível de escolaridade mais elevado. Também disputa fortemente nas regiões nordeste(com 19%, contra 29% de Serra) e centro-oeste/norte (21% contra 33%). Nas outras regiões, Serra apresenta índices entre 36% e 48% e Dilma entre 13% e 20%.

O problema de Dilma é realmente Ciro Gomes. Ele está em empate técnico no sul do país, supera em 1% no nordeste, e está apenas a 2% atrás no Estado de São Paulo.

Ciro Gomes e Marina Silva possuem melhores índices entre os eleitores com alta renda (16% e 5%, respectivamente). Mas não é o mesmo caso com os eleitores de nível superior de ensino (Ciro é mais popular entre os que possuem ensino fundamental e Marina possui uma distribuição muito equilibrada entre todos níveis de ensino, girando ao redor de 3%).

Embora o Planalto já comece a elaborar o ataque frontal à candidatura de Marina (tentará colar a pecha de obstáculo ao desenvolvimento do país), é Ciro Gomes que se apresenta como a trava no crescimento de Dilma. A pesquisa é muito clara neste sentido.
O nordeste parece, neste momento, perdido para Serra. E não é verdade que Marina tem, neste momento, potencial para retirar votos de Serra no eleitorado mais escolarizado.

Nenhum comentário: