sábado, 8 de agosto de 2009

Errei: o caso da Monsanto e a cartilha do MAPA


Amigos e leitores,
Dias atrás, reproduzi notícia que recebi de uma importante fonte sobre a censura, pela Monsanto, da divulgação de uma cartilha sobre produtos orgânicos produzida pelo Ministério da Agricultura, o MAPA. A notícia não era verdadeira e parece ter rodado pela internet, influenciando entidades e personalidades muito confiáveis. Um erro que acende a luz vermelha para nós, blogueiros.
Gostaria de me desculpar e assinalar que todas notícias aqui postadas serão conferidas, seja de onde partir ou, no pior dos casos, citarei a fonte.
Para indicar como foi criada uma ciranda de erros que acabou dando ainda maior veracidade à notícia, reproduzo mensagem similiar a que estou postando divulgada por José Eli da Veiga, professor da USP-FIPE, respeitadíssimo. Não se trata de desculpa em meu favor. Antes pelo contrário. Trata-se de um alerta a todos nós. Lá vai:

1) "Infelizmente fui levado a divulgar informação falsa sobre a tal cartilha ilustrada pelo Ziraldo. Abaixo o resultado a investigação feita pela jornalista Alexa Salomão, editora da revista Época-Negócios.
Minhas desculpas.
Abs, jev"

2) "Caros,
É boato virtual mesmo. O Ministério da Agricultura também nega. Segundo a assessoria de imprensa, a própria Monsanto entrou em contato com eles, preocupada em saber de onde tinha saído a história que se espalhou pela internet. A cartilha é um dos produtos divulgados durante a semana dos orgânicos, evento promovida pelo ministério há cinco anos sempre no final de maio. Na primeira edição, 17 estados participaram. Neste última, 630 mil cartilhas sobre alimentos orgânicos foram distribuídas em 24 estados e no DF. A cartilha está lá, no site, e pode ser acessada pelo link
http://www.agricultura.gov.br/images/MAPA/arquivos_portal/ACS/cartilha_ziraldo.pdf

Abs
Alexa Salomão
Editora
Época Negócios"

Nenhum comentário: