quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ciro é o adversário de Dilma


A pesquisa IBOPE revela um crescimento consistente da candidatura de Ciro Gomes. Ele aparece em vários cenários à frente de Dilma Rousseff e é o primeiro quando o candidato tucano é Aécio (o que vai consolidando a certeza absoluta que Aécio é candidato ao Senado).
A hipótese mais nítida é a de que sem exposição ao lado de Lula, Dilma fica do tamanho do currículo político que efetivamente possui.

2 comentários:

GS disse...

Não seria duas candidaturas da base governista?

Rudá Ricci disse...

Guilherme,
Ciro é do PSB que é base governista DESTE governo. Pode até se tornar base governista de um possível governo Dilma. Mas não é este o caso em tela. O fato é que disputará com Dilma com muita força inicial. E se Lula não colar sua imagem à de Dilma, até o momento parece evidente que ela não conseguirá decolar com tranquilidade.
Esta situação remete à várias possibilidades de análise. Uma delas é que Dilma, caso vença a eleição de 2010, começa com um déficit de liderança considerável (caso não reverta esta baixa empatia pública durante a campanha). Outra situação é que Ciro Gomes pode sair muito fortalecido do pleito, o que altera o cenário político atual. Caso consiga polarizar com Serra, causará estragos significativos no interior do PT. PT sem Lula, neste momento, é um partido sem expressão nacional definida.
Enfim, a força eleitoral de Ciro não é um mero dado da realidade. Ao menos neste momento.