quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dilma e Lula: dois personagens ainda distintos para a maioria dos brasileiros


A pesquisa CNI/Ibope indica um claro divórcio entre a figura de Lula e Dilma, na cabeça do eleitor brasileiro. Na mesma medida em que Ciro e Dilma empatam na intenção de votos, Lula dispara novamente. Aliás, para 44% dos brasileiros, a atual gestão é melhor que anterior. A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu para 81%, subindo 1% em relação à pesquisa realizada em junho. Os dados mostram também que 69% dos brasileiros consideram o governo Lula ótimo ou bom, contra 68% na pesquisa de junho. Outros 22% consideram o governo regular e 9%, ruim ou péssimo.
A onda pró-Lula é tão favorável que a revista americana Newsweek acaba de sugerir que se trata do "político mais popular do mundo". A publicação afirmou também que o brasileiro é a maior estrela da 64ª Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada nesta quarta-feira em Nova York. "As câmeras podem focar na personificação do americano descolado, Barack Obama, ou nos autocratas exibicionistas e despeitados como o iraniano Mahmoud Ahmadinejad e o venezuelano Hugo Chávez, mas a maior estrela disponível será o duro, barbado e ex-torneiro mecânico", diz o texto.
Lula consegue, assim, projetar-se no interior do país e no exterior, feito raro na história dos Presidentes da República.
Enfim, Dilma só terá sucesso em 2010 se for uma candidata nitidamente tutelada. Se demonstrar brilho próprio poderá derrapar até em curvas abertas.

Nenhum comentário: