terça-feira, 8 de setembro de 2009

Efeito da crise mundial (2)

Da UOL:
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em alta de 2,12% nesta terça-feira, aos 57.854,8 pontos. A última vez em que o mercado brasileiro de ações atingiu um patamar acima deste foi em 31 de julho do ano passado, quando fechou aos 59.505,17 pontos. Em 2009, a Bolsa acumula alta de 54,07%.
O dia foi de otimismo nos mercados de ações. "Os investidores estão decisivamente com apetite por risco", disse Camilla Sutton, estrategista de câmbio da Scotia Capital, em Toronto. O diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, disse ao jornal "Il Sole 24" que a recuperação econômica pode ocorrer antes do previsto. "Estamos dizendo há um ano que a recuperação virá no primeiro semestre de 2010. Ela pode até acontecer um trimestre antes e isso é uma boa coisa."
A alta acentuada nos preços de matérias-primas como o petróleo, cujo barril subiu para cima dos US$ 71, deu fôlego aos papéis de companhias brasileiras ligadas ao setor. Além disso, o aumento do emprego na indústria brasileira em julho pela primeira vez em nove meses reforçou as expectativas de melhor desempenho da economia do país. "Hoje todos os fatores contribuíram para a queda do dólar: commodities em alta, Bolsas em alta, dólar lá fora em baixa. E ainda temos a possibilidade de mais ingressos de recursos com Vale e Santander, entre outras", disse o diretor de câmbio da Pioneer Corretora, João Medeiros. A Vale anunciou que captou US$ 1 bilhão emitindo títulos no exterior nesta terça-feira.

Nenhum comentário: