quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Fator Marina desacelerou a campanha presidencial


Política tem suas manhas. O lançamento da candidatura de Marina Silva coincidiu com a desaceleração da disputa eleitoral que vinha antecipando em muitos meses o próximo ano. É fato que Dilma e Serra decidiram, também, diminuir o ritmo de exposição. Dilma até anuncia que voltará a ter agenda cheia a partir deste mês. Mas tenho a impressão que sua intenção é manutenção do patamar que havia atingido antes da leve queda nos índices de intenção de votos.
No mais, temos marolas. Aécio dando leves estocadas e reforçando seu perfil conciliador. Serra continua quieto, embora tenha se dedicado à amainar a disputa entre Alckmin e Kassab (pura profilaxia política). Lula anuncia a criação da Consolidação das Leis Sociais e parece negociar apoio definitivo do PMDB alterando o segundo escalão de alguns ministérios (caso do MDA, já anunciado neste blog). Marina deixa de ser novidade e começa a sentir o peso de um partido anexo.
Enfim, parece que entramos no ritmo de final de ano, já que estamos próximos do último trimestre. Parece que o melhor é manter o patamar atingido e preparar terreno. Até mesmo os novos casos de amoralidade do Senado (como este último, envolvendo Marco Maciel) não conseguem arrebatar a opinião pública. Contribui para tal marola a retomada do crescimento do país, que diminui consideravelmente a angústia.
Estamos mais para semana das crianças e Natal que para confronto.
Vamos ver se se mantém assim até dezembro.

Nenhum comentário: