quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A PED do PT em Minas Gerais

Embora com tempo curtíssimo nesta semana, não tenho como comentar, ainda que ligeiramente, o processo eleitoral do PT, que define as próximas direções do partido em todo país (PED).
Aqui em MG, Patrus e Fernando Pimentel travam uma guerra surda. Com sinais trocados. Explico.
Patrus apresenta a chapa mais recheada de medalhões do partido: do ministro Luis Dulci ao presidente da CUT estadual, passando por prefeitos (como a de Betim), deputados e tal e coisa.
A chapa de Pimentel praticamente não tem figuras do interior, concentrada na máquina da capital.
Por aí, Patrus ganharia de lavada, não?
Pois é. Para responder esta pergunta teria que ser mineiro. Mas sou paulista. E entendo com dificuldades os sinais políticos de mineiros. O pessoal de Pimentel está muito mais confiante que o pessoal de Patrus. Tão confiante que lançaram publicamente uma espécie de desafio: quem ganhar esta eleição interna, leva a convenção de 2010 e a legenda para disputar as eleições do governo estadual. O pessoal de Patrus não gostou nadinha de nada desta provocação. O ex-deputado e vereador Carlão Pereira chegou a elaborar um breve artigo dizendo que esta tese é fraquinha.
Mas a dúvida que fica é: se estão fortes, qual o problema com esta tese?

3 comentários:

Leonardo Pontes Guerra disse...

Caro Rudá, não há desafio, muito menos "tese". Há um fato, o plebiscito interno. Que é consumando por ambas as partes. Gostaria de te apresentar um jovem "medalhão" do interior de Minas: Reginaldo Lopes, http://www.reginaldolopespresidente.com.br/.

Veja os apoios....

Rudá Ricci disse...

Leonardo,
Reginaldo pode desejar ser um medalhão, mas não é. É simplesmente uma tentativa de liderança, absolutamente desconhecido no meio político. Uma desses emergentes que o PT vem produzindo nos últimos anos, à sombra da burocracia partidária. O candidato à PED é Pimentel, sejamos sinceros.

De olho na arbitragem disse...

Caro Rudá, o resultado do segundo turno do PED confirma o que todos já sabiam: o grupo de Pimentel tem maioria em Minas. Por isso, mesmo tem legitimidade para postular a candidatura majoritária, mesmo que os "medalhões" não aceitem... Confirma também que nossos medalhões são lideranças populares do interior e da Região Metropolitana, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dirigentes sindicais e lideranças sociais. Coisa que Patrus e Dulci há muito deixaram de ser. Tornaram-se, como você mesmo definiu, "medalhões".
Saudações,
PFS