sábado, 5 de dezembro de 2009

Frei Betto ataca Yoani


Num artigo desnecessário, Frei Betto procura desqualificar as críticas de Yoani. Principal argumento: ela morou na Suiça e implorou para voltar para Cuba. Argumento secundário: ela não posta em seu blog fotos de pobres e mendigos porque não há pobres e mendigos em Cuba.
Por partes:
1) não é estranho que uma blogueira cause tanto transtorno nos governantes de um país? Eu mesmo sou crítico a vários governos e nunca fui tolhido. Até Fidel chegou a citar Yoani em um prefácio de livro. E o blog de Yoani tem apenas dois anos de existência. É um sinal de problemas políticos sérios na Ilha;

2) não é estranho que um escritor brasileiro fique tão preocupado com uma blogueira que apenas posta notas na internet? Não haveria correspondência com o que o próprio Frei Betto disse, uma vez, sobre o governo Lula (que seria governo, mas não poder)? Ué... Yoani tem mais poder que o governo cubano?

3) As fotos que Yoani posta em seu blog já são bem reveladoras da maravilha que é viver na Ilha. Acho que bastam;

4) O que Frei Betto queria dizer quando afirma que Yoani implorou para retornar à Ilha? Que é uma espiã? Que é incompetente? Que deveria ter ficado na Europa? Conheço a Europa e não gostaria de viver no Velho Mundo. Eles não têm nosso humor e se levam muito à sério;

Enfim, Frei Betto poderia deixar a pobre mãe em paz. Nada o impede de defender o regime castrista. Mas implicar com uma menina de pouco mais de 30 anos, que apenas escreve num blog é meio exagerado!

2 comentários:

AngelMira disse...

Rudá:
Hà algum tempo venho acompanhando a blogueira do Generación Y, perguntando-me sobre vários lados da questão:
- quais as pretensões da blogueira?
- por que estaria impedida de se manifestar, de sair do país para receber prêmios?
- que país é este?
Já cheguei a pensar q ela pudesse estar sendo patrocinada, mas não há indícios ou nada q isso comprove. Enfim, se pensarmos o blog como ele é, creio que seja legítimo o papel da blogueira em se manifestar e querer uma sociedade melhor p seus compatriotas e nada mais livre que poder travar essa luta através dos blogues, q vão além das fronteiras cubanas.
O Frei Betto esteve recentemente em Cuba, com Fidel e deve ter retornado com o ímpeto de defendê-lo, numa péssima demonstração dos que ainda acreditam num socialismo puro, arcaico e parado no tempo.
Bem, não sou produnda conhecedora como vc, mas o que quero dizer é q a luta travada p Yoani é legítima, válida e está sendo inibida por meios vis, autoritários, q como brasileira, não posso aceitar.
Fico envergonhada de ver q ainda há quem defenda Fidel Castro nesse embate.
Gostaria de ver uma postagem sua sobre o livro da blogueira.

Unknown disse...

Please tell Frei Betto to see pictures on this site

http://vocescubanas.com/boringhomeutopics/page/2/

one of Yoani's friends where you can see beggars and poors in Cuba.
_____________

Por favor dile a Frei Betto que vea las fotos de el sitio web

http://vocescubanas.com/boringhomeutopics/page/2/

donde se ven mendigos y pobres en Cuba.