quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Livro de José de Souza Martins


O professor José de Souza Martins acaba de publicar o terceiro volume de uma trilogia articulada por uma teoria sociológica da relação entre vida cotidiana e História. Este livro ficou em terceiro lugar do Prêmio Jabuti de Ciências Humanas de 2009 (confesso que não gosto desta competição, mas não deixa de ser uma importante referência).
Martins afirma que utilizou o método "observação participante retrospectiva", se referino a Peter Berger e Thomas Luckmann. São ensaios que tratam da ferrovia e a modernidade em São Paulo, Subúrbio e periferia, antinomias do urbano, Odores, sons e cores: mediações culturais do cotidiano operário e O ciclo faltante - Interrogando o historicamente ilógico. Todos levam o leitor a um mergulho na vida cotidiana dos bairros operários do ABC paulista.
O nome do livro refere-se a um problema que surgiu numa linha de produção de uma nova planta industrial, em uma fábrica antiga, que foi interpretado pelas operárias da seção da ocorrência como "manifestação demoníaca decorrente da falta de observância do rito das primícias quando o novo setor entrou em operação". "Tratava-se de um desencontro entre o conhecimento próprio da engenharia da produção e o conhecimento cotidiano próprio do trabalho. Basicamente, o livro como um todo constitui uma etnografia do imaginário obreiro", explicou.

A Aparição do Demônio na Fábrica
Autor: José de Souza Martins
Lançamento: 2008
Preço: R$ 36
Páginas: 224
Mais informações: www.editora34.com.br

Nenhum comentário: