domingo, 6 de dezembro de 2009

Uma última nota sobre a Cuba de Frei Betto


Acessem o site das Damas de Blanco (ver aqui), organização de esposas e parentes de prisioneiros políticos de Cuba, similar à Madres da Plaza de Mayo. Todo domingo, vão até a igreja de Santa Rita, em Havana e saem em passeata silenciosa, vestidas de branco.
Na abertura do site, encontramos a sua motivação:

"En la madrugada del 18 de marzo de 2003, la dictadura militar encabezada por Fidel Castro Ruz lanzó una terrible ola represiva contra periodistas independientes, sindicalistas y pacíficos opositores cubanos. Ante el creciente auge del movimiento opositor cubano, el gobierno optó por la represión, y al amparo de la guerra de Irak, pensando que serviría de cobertura mediática a sus desmanes, lanzó el mayor acto reciente de represión contra la oposición, conocido como las jornadas de La Primavera Negra de Cuba. Cientos de agentes del Departamento de Seguridad del Estado -la policía política cubana- a lo largo de todo el país y de forma sincronizada, allanaron un centenar de hogares, interrogaron a sus moradores, confiscaron sus ordenadores, máquinas de fax, máquinas de escribir, fotos; y finalmente detuvieron a más de 70 opositores políticos, periodistas independientes, defensores de derechos humanos, bibliotecarios y sindicalistas independientes. Del 3 al 7 de abril del mismo año, en una cadena de pseudo-juicios sumarios, setenta y cinco de estos inocentes fueron procesados e injustamente condenados a draconianas penas de prisión que oscilaron entre los 6 y los 30 años. Son los prisioneros de La Primavera de Cuba."

4 comentários:

+Brasil disse...

01- Embananada de argumentos mesmo, caro Rudá. Só um jornalista de ESQUERDA - voce quem diz- esta preocupado com eleições na ditadura. Que raios de ditadura é essa que faz eleições? Esse Fidel não aprende que DITADURA não tem eleições, será que mesmo velho ainda não aprendeu? Em uma população de 6 milhoes de cubanos, poe 15 mil cubanos para escolherem uma assembléia A embananada a que voce se refere, deve ser porque devo achar que Newton Carlos aluno de Carlos Lacerda na lide jornalistica, de esquerda so tenha a mão e o pe.
Ao inves de voce ficar criticando Cuba de Castro, explique o porque da expectativa de vida do cubano, ser a maior da America, a sub nutrição a qual voce se refere deva fazer bem a saude.

Sobre o item 01 –
Caro professor agora entendo o porque dessas minhas colocações não estarem sendo respondidas, gostaria que o senhor olhasse mais como um debate, esses argumentos,do que como uma redação.


02- Quanto a violencia de Estado só a policia do Rio e de S Paulo matou, nos ultimos 20 anos, algumas vezes mais que toda a revolução cubana. Isso embanana miolos de muita gente.

Sobre o item 02-

Quero fazer comparação sobre a violencia do Estado, que atinja a todos os seus cidadãos, independente de posição social, cultural ou politica., Temos uma cultura que pessoas mortas na rua pela policia, são o lixo da sociedade (penso totalmente diferente), tanto penso, que repudiei em blogs de Jose Dirceu e outros de esquerda, contra a forma que o sistema de segurança mineiro, tratou seus presos esses tempos atras, aonde por duas vezes morreram queimados, em delegacias diferentes, perto de meia centena de “criminosos”, alguns com condenação outros esperando inquerito

03- Agora comparar a Venezuela pós Hugo nem pensar não é mesmo? Vamos esperar que a midia tente desmoralizar mais a ditadura de Chavez, pois senão nós, os de miolos duros, iremos focar nossas impressões na "democracia" da Arabia Saudita, no continuismo de Osni Mubarak, e descobriremos que democracia boa é aquela que reserva uma camara de Lordes para ver se a camara dos Comuns não esta comentendo bobagens. Enquanto isso vamos ficar discutindo Cuba, Chavez, Moralez, Correa... e mais um para ficarmos de olho: o novo presidente uruguaio, de repente ele não le a cartilha das "Vejas" e pode se tornar um ditador sanguinario.

Sobre o item 03

Quis dessa forma mostrar que os contra Fidel, são tambem contra Hugo Chavez e todos os presidentes eleitos com compromissos progressistas, que se deslocam do interesse das grandes transnacionais (são os que não seguem a cartilha das ”Vejas”), que levaram paises como Bolivia a extrema pobreza, sugando todas as suas riquezas, ate o basta de Morales.





04-Fica espantado em ver voce caro Rudá, que pertence a movimentos como esses que voce descreve, ainda acreditar que as crianças de rua cubanas, foram todas devoradas pelos famigerados irmãos Castro.

Sobre o item 04

Ja estava perdendo a esperança que voce, caro professor, notasse a minha porção ironica.

Mas talvez as crianças de rua de Cuba, tenham desaparecido de outra forma, diferente da que me referi, talvez tenham sido abatidas pela “Tropa de Elite” cubana, nas ruas, que é uma forma aceitavel de tolerar a violencia do Estado, pelo menos é o que entendi de sua excelente redação.

Visitarei seu blog para postar minhas opiniões. Abraços e reflita, sobre o mundo que construimos durante seculos...e infelizmente ainda não deu certo. Mas agora esta mudando, para melhor, mudanças que começaram pela nossa região.

Espero ter sido um pouco mais claro dessa vez.

Abraços

+Brasil disse...

Caro Professor Rudá, se acreditassemos em 10% do que escreve o blogueiro "independente" Reinaldo Azevedo, nos teriamos tirado o Lula do Planalto a força, não é mesmo?

Rudá Ricci disse...

Vamos lá:
1) Reinaldo Azevedo é um militante radical tucano. Não vale a pena nem visitar o blog dele. É como ler a Veja;
2) O problema é que sua linha de argumentação é igual ao de Reinaldo Azevedo, pelo lado contrário: é ultra partidarizada e não consegue ter isenção;
3) esta história de comer criancinha está mais para Fome Zero que para argumento político;
4) Sua comparação entre mortes provocadas com confronto de rua com a polícia e com prisões políticas é típica de quem nunca foi preso político. Não tem nenhum rigor político ou teórico. Mas, fazer o que? Melhor seria pensar e não querer ganhar o argumento a qualquer custo. Você joga tudo na tal "violência de Estado". Estude um pouco este conceito;
5) Você foi mais claro, mas os argumentos continuam frágeis e muito emotivos. Não cita um dado concreto. Estou em Salvador, desenvolvendo várias consultorias e retorno amanhã para BH. Se for o caso, tentarei ponderar nitidamente minha argumentação.

+Brasil disse...

Bom retorno caro Professor. Sobre violencia do Estado gostaria de expor o que penso, mas realmente saí do foco as questões das "ditaduras e democracias" da America Latina.
Mas gostaria de de ler sua opinião a respeito, das analises do Human Height,sobre as policias paulistas e carioca. E por que não traçar um paralelo, com a violencia das polciais convencionais e politicas, de outros países?