sábado, 13 de fevereiro de 2010

Cuba na Venezuela


A revista Analitica.com publica artigo em que divulga que existem, hoje, 100 mil cubanos na Venezuela, desenvolvendo atividades de cooperação entre os dois governos. Médicos, assessores educacionais. Cita, ainda, a presença do comandante cubano Ramiro Valdez, ex-ministro do Interior a quem se acusa pela repressão aos movimentos oposicionistas ao castrismo. Como ministro de Informática y Comunicaciones de Cuba, é acusado de cercear a livre comunicação entre blogueiros da Ilha.
Estas são as acusações. Não deixa de ser algo muito estranho, caso seja verdade. Num rápida comparação, seria como chegassem ao Brasil mais de 720 mil cubanos para auxiliar o governo Lula.
Ressalto este fato para reforçar o quanto lideranças de esquerda de nosso país não podem defender ações pouco democráticas em função de emblemas ou fetiches. O governo cubano presta um desserviço a um projeto efetivamente de esquerda. Ontem, topei com o livro Revoluções (editora Boitempo), de Michel Lowy. Fiquei com um sentimento, a despeito da originalidade e importância do autor, de saudosismo, de dificuldade em superar as marcas do século XIX.

Nenhum comentário: