quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

ENEM abalado


As inscrições no SISU (Sistema de Seleção Unificada, por onde se ingressa nas universidades federais a partir das notas do ENEM) totalizaram pouco mais de 700 mil candidatos à vaga em universidade federal. Mas o ENEM envolveu mais de 2 milhões. Então, pergunto: para que 1,3 milhão de candidatos à universidade fizeram o ENEM? Sugiro que a disparidade foi motivada pelo pane no site de inscrição para o SISU. Para se ter uma idéia, poucas horas antes do sistema fechar, apenas 25% dos possíveis candidatos do Piauí tinham feito sua inscrição. O site ficou lento. Consideremos que quem faz a inscrição pela internet é adolescente, sem paciência e absolutamente crítico, que navega com facidade na internet em tempo real. Com site lento, o que esperar deste jovem, se ainda podemos imaginar uma difamação generalizada através da rede de jovens, reclamando da lentidão e fazendo ligação com o vazamento da prova do ENEM no ano passado? E imaginemos jovens com alguma dificuldade de acesso à internet, que o faz nas casas de amigos, em lan house ou nas escolas? Como aguardar por horas a fio?
Acho que a dica que o SISU falhou por estes motivos é a disparidade do perfil das inscrições com o perfil da demanda geral por acesso á universidade no Brasil. O centro-sul (com exceção do ABC paulista) não figurou com destaque nas inscrições, assim como os cursos de direito e engenharia.
É uma pena. O ENEM é a melhor alternativa até aqui formatada para acesso á universidade (se é que é necessário algum processo seletivo).

Nenhum comentário: