segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Mais um balão de ensaio: chapa Aécio-Ciro

Temporada de balão de ensaio e boataria que deve percorrer todo primeiro semestre. Sussuros envolvendo os nomes de Dilma e Franklin Martins (a velha técnica em curso, muito utilizada por Collor em 89) e, agora, a sondagem da chapa Aécio-Ciro para a Presidência. Esta é uma chapa que, se efetivada, tiraria o sono de muita gente e, acredito, a única alternativa que animaria Aécio Neves. Perdendo, estaria no campo lulista e, mesmo assim, reforçaria o nome no nordeste (criando o efeito recall). A questão é se o PSB toparia enfrentrar a ira de Lula e do PT.

2 comentários:

GS disse...

Professor Rudá, na sua opinião, Ciro Gomes, ferenho crítico de como os tucanos operaram enquanto governo federal, aceitaria ser vice numa chapa dessa natureza?

Rudá Ricci disse...

Acho que sim. Mosca azul. Ciro e Aécio teriam chances reais de vitória. Neste caso, Aécio passaria a liderar o PSDB, deslocando o eixo de poder tucano para o centro-norte. E Ciro passaria a tratar o lulismo como este o tratou.
Mas o problema não é pessoal, mas partidário. Minha dúvida reside na coragem do PSB romper com Lula (porque Lula interpretará como ruptura). E não sei se o PSDB paulista entregaria o bolo assim, sem mais nem menos, para Aécio-Ciro.
Mas a chapa seria quase imbatível. Basta ver os índices de intenção de voto e rejeição dos dois.