domingo, 28 de fevereiro de 2010

São Paulo 1: Dalva e Dito


Fui até o novo restaurante de Alex Atala, o Dalva e Dito, focado na culinária brasileira. Se eu tivesse um perfil um pouco menos glutão, poderia ter ficado no couvert, tal a "explosão de sabores" (este termo de uso abusivo pelo pessoal da gastronomia brasileira). Uma fatia de pão de milho e outra de pão mais rústico, acompanhado de um mini-lata de manteiga Aviação. Mas não só. Uma pimenta de cheiro recheada de carne de porco. Quatro tipos de pimenta em outro pote. Dois biscoitos de polvilho altos, numa versão do biscuit. Acompanham, ainda, uma pasta de feijão preto com micro-bacons e um marinado de beringela com maçã. Fiquei meio perdido. Mesmo assim, procurando manter minha silhueta que carrego há anos, pedi uma entrada: cuscuz paulista (que lembrou o que minha mãe a avó faziam na minha infância), com camarão (elas faziam com sardinha) e uma salada verde (acho que tinha azedinha e limão siciliano). Pedi sugestão sobre o prato principal e acabei caindo de cabeça num Porco na lata (aquela da roça, pedaços de porco na lata com banha!!) com purê de batata e pequi (no caso, óleo de pequi). Nem consegui pedir sobremesa. Na saída, o barman Maurício resolveu me dar um presente: perguntou se eu aceitaria provar uma experiência que estavam fazendo: capirinha de açaí. Não podia me fazer de difícil e provei... Açaí do Amazonas triturado com pedaços de banana misturados com cachaça de pitanga. Caramba!! Saí rindo à toa.
Endereço:
Dalva e Dito (o nome vem da Estrela D´Alva e São Benedito)
Rua Padre João Manoel, 1115 (esquina com Barão de Capanema)
Telefone: (11) 3062-6282

PS: Para se ter uma idéia das sobremesas, cito uma, a tradicional Romeu e Julieta. Lá, é assim: fatias de goiabada cascão com lascas de queijo fresco, acompanhadas de uma mistura de creme de goiaba com catupiry e pimenta rosa. Juro que não comi. Mas é de dar vontade de bater em todo mundo que já comeu por pura inveja.

Nenhum comentário: