sexta-feira, 12 de março de 2010

Barragem de Lancang agrava seca na China


De Sérgio Abranches:
Barragens no Lancang agravam efeitos da pior seca em 60 anos na China
Esta barragem é a 4a maior do mundo em altura do dique (292 metros). Na China, um caso de corrupção envolvendo a barragem de Três Gargantas foi descoberto pela auditoria do governo central. O escândalo envolveu oficiais de alto escalão trabalhando tanto na construção da barragem como nos aspectos de reassentamento do massivo projeto. Num dos casos, o oficial corrupto foi sentenciado com a pena de morte.
A ONU designou Patrimônio da Humanidade para Três Rios Paralelos, já que parte do hábitat natural ao longo desses cursos d´água é afetada pelo povoamento humano. No entanto, excluir os rios atende a outro propósito: suprir a desesperada necessidade de energia da China. Usinas a carvão fornecem 80% da eletricidade do país. O carvão é uma fonte suja, e a poluição do ar prejudica a saúde de milhões de chineses. As hidrelétricas,que hoje geram 15% da eletricidade na China, são uma alternativa óbvia e polêmica. Há projetos para 12 barragens na região do rio Jinsha, quatro já em construção. O Lancang é afetado por três barragens, sendo que outras duas estão sendo construídas e mais de nove estão no papel. Existem apenas duas barragens no Nu, mas um plano apresentado em 203 propõe 13. Alarmados, os ativistas desdobram-se para salvar o rio.
O tema é assunto de debate nacional na China, segundo a ong chinesa Green Watershed ("Vertente Verde"). Até agora, esta ong conseguiu reduzir de 13 para quatro o número das barragens propostas. Mas dada a demanda de energia na China e nos países vizinhos (boa parte da eletricidade destina-se a ser vendida) este conflito parece de difícil resolução.

Nenhum comentário: