quinta-feira, 11 de março de 2010

Cenários Brasileiros


1) Economia
O problema é a volta da inflação e a reação do BC. Há certo temor em relação á crise da Grécia, seguida pela Irlanda, Portugal, Espanha e Itália. A dúvida é com o suporte ao Euro, em especial, como a Alemanha dará sustentação, o que pode rebater na saúde financeira de toda Europa.

2) Política
As eleições de outubro impactarão o sistema partidário brasileiro. Se PSDB perder, abrirá a fissura entre a porção centro-sul X centro-norte, este último bloco liderado por Aécio, com apoio de Ciro Gomes. Se ganhar, inverte-se o jogo, tendo Serra na cabeceira e Aécio como contrapeso. No caso do PT, tanto derrota quanto vitória de Dilma estimularão a tentativa de retomada do partido sobre a gestão do Estado, dado que minguou nas gestões Lula. Principalmente porque, com vitória de Dilma, retorna ao núcleo duro a liderança burocrática de José Dirceu, acompanhado de Fernando Pimentel. É a expressão do novo PT, muito distinto daquele que tinha lastro em movimentos ou mobilizações sociais. Com derrota, o cenário para Lula pode ser ainda pior, aumentando a disputa interna no partido.
DEM deve desaparecer nos próximos dois anos, podendo se tornar nanico. O PV abrirá caminho próprio, caso vingue a vertente Marina Silva.
Acredito que haverá recomposição no cenário partidário. Aposto numa aproximação gradual do PT com PSDB, em especial, se Serra perder as eleições.

Nenhum comentário: