segunda-feira, 22 de março de 2010

A disputa petista em Pernambuco


A vitória do petista João da Costa (na foto), em Recife, surpreendeu a maioria da grande imprensa, que o desconhecia, mesmo sendo um dos deputados estaduais mais votados (e secretário do orçamento participativo de Recife, o OP mais popular e de massas do país), antes da sucessão de João Paulo, o então prefeito. Mas Recife continua surpreendendo. As notícias dão conta que João Paulo, embora fosse candidato natural do PT ao Senado, perdeu muito terreno. O ex-ministro Humberto Costa da CNB (ex-corrente Unidade na Luta) está muito bem posicionado politicamente.
João Paulo se queixa, desde o ano passado, da mudança de rumos do prefeito João da Costa, mas não apresentou nenhum argumento político, o que acabou desgastando-o no interior do PT pernambucano. Enfim, João da Costa vai revelando seu peso político a cada dia e parte das disputas internas está relacionada com sua reeleição, em 2012.
Na verdade, as brigas entre o Campo de Esquerda Unificado (CEU), liderado pelo ex-prefeito João Paulo, e a tendência Constuindo um Novo Brasil (CNB), sob o comando do secretário estadual das Cidades, Humberto Costa, tornaram-se bastante frequentes, principalmente, em períodos eleitorais.

Nenhum comentário: