domingo, 14 de março de 2010

O inferno de Dante nas cadeias do Espírito Santo


Recebo documento a respeito do Procedimento Administrativo n. 1.00.000.003755/2009-57 em que se solicita intervenção federal no Estado do Espírito Santo em virtude dos absurdos ocorridos na Casa de Custódia de Viana e ao pres[idio de celas metálicas de Serra, Espírito Santo. O documento, elaborado pela Conectas Direitos Humanos é farto em documentos e fotos que embrulham o estômago. Há fotos de presos que foram esquartejados e decaptados. Também denunciam espancamento de adolescentes internados na Unidade de Internação Sócio-Educativa (UNIS).
Gostaria de relatar um episódio que ocorreu comigo em Colatina. Fui entrevistado por uma televisão local e critiquei duramente os deputados estaduais que haviam, na calada da noite, deliberado (anos atrás) pela indicação de diretores de escolas estaduais por... eles mesmos. Após a entrevista, o jornalista pergunta, em voz baixa, se eu ficaria na cidade por mais alguns dias. Respondi que estava viajando naquele momento, de volta à Vitória. Ele, ainda falando baixo, me disse: "Ainda bem. Você mexeu num vespeiro muito perigoso."

2 comentários:

Adolescentes do Projeto cCminhos da Cidadania disse...

Rudá, só por uma questão de justiça. Quem denunciou a situação dos presidios no Espirito Santo, que desencadeou todo esse processo, com todos os dados e fotos, foi o Tribunal Popular: O estado brasileiro no banco dos réus, deposi de muito tempo , quando teve repercussão, as entidades que gostam de sangue escorido e não de se expor, tem se aproveitado, depois de todos os procedimentos de denuncia e exposição da vida dos militantes do Tribunal Popular, de onde também sou militante já tido acontecido!!! Por favor, o piano tem sido pesado para que os oportunistas possam chegar ao final e sentar na janelinha com ar condicionado!

Rudá Ricci disse...

Giva,
Me oriente. Diga o que posso divulgar, dados, história, tudo. Uma jornalista me disse (após receber meu email) que envolverá o Fantástico/Globo. Fiquei horrorizado com o relatório.