terça-feira, 20 de abril de 2010

Jornal O Globo assume pauta pró-Serra

Este ano será muito difícil fazer análises frias sobre o processo eleitoral. Hoje, ao abrir o jornal O Globo, tive várias (más) surpresas. Na primeira página, uma nota da campanha Serra-Aécio, cujo título é "Serra e Aécio mostram união em MG". Friamente: parece manchete de boletim de campanha, não? Qual a validade jornalística? Alguma vez, algum jornalista brasileiro, foi tão ingênuo a ponto de confundir ato de campanha com aliança real?
Mas isto não me chamaria a atenção, já que O Globo vem diariamente publicando matérias e notas neste sentido (da chapa pura). O problema é que virando a página, no Panorama Político, aparece outra nota, de total irrelevância que afirma que o senador Renato Casagrande (PSB-ES) teria comentado que Serra está exibindo a mesma confiança e leveza de Lula, em 2002. "Teria comentado" é notícia? Talvez para coluna social ou revista de fofoca. Na página seguinte (p.3) duas matérias sobre Serra e duas fotos (de Serra com Aécio Neves, sorridentes). O título da matéria: "Com Aécio, Serra tenta ganhar Minas". Na mesma página, uma segunda matéria com a chamada: "O Estado todo-poderoso do passado não vinga" (e nova foto de Aécio com Serra). Na página seguinte, foto de Dilma, sem sorrir, pensativa, séria. O título principal: "Dilma compara Serra a biruta de aeroporto". Pensei: acho que estou sendo muito rigoroso. Mas, logo abaixo, na mesma página, foto de Ciro Gomes com o título da matéria: "PSB: Lula agiu com centralismo".
Não dá para ser ingênuo. É evidente que há uma linha editorial em curso, anti-Dilma ou pró-Serra.
Conversei a respeito com alguns analistas políticos, nesta manhã, declaradamente anti-lulistas. Todos percebem o mesmo que eu sinto e avaliam que é no mínimo estranho tal campanha editorial tendo Serra tão distante de Dilma, segundo o Datafolha. Acreditam que a diferença é menor (vários afirmam que não tão menor que 10%), mas com tendência de diminuição da diferença.

3 comentários:

Carla disse...

"Serra e Aécio mostram união em MG" quem lê esse tipo de manchete, se esquece dos vários episódios tensos que houve aqui em minas á respeito da pré-candidatura do Serra, quando Aecio ainda sonhava em se lançar candidato pelo PSDB. A guerra denervos, as acusações que rolavam nos bastidores. Eles já esqueceram tudo isso?
Pra mim parece que foi ontem.

Luiz Barucke disse...

O "povo" que lê O Globo quer ler é isso mesmo. Deixa eles. Que vivam em sua bolha platinada.

Pablo disse...

É... 89 está de volta! E pelo jeito, as coisas vão ficar feias para o lado de Dilma. Se tivesse que apostar, hoje, em quem vence as eleições, diria Serra. Mas, o que continua realmente me preocupando é o país, pós eleições. Que país teremos?