segunda-feira, 24 de maio de 2010

MEC cria certificação para professores


Já como o apelido de "ENEM dos professores", o Ministério da Educação lançou, hoje, a certificação de professores de educação infantil e primeiros anos (até 5a série) do ensino fundamental. A primeira prova deverá ser realizada em 2011 e a partiticipação de docentes será por adesão, como em qualquer forma de certificação profissional. Que aplicará a prova é o INEP, focando conhecimentos, competências e habilidades.
O nome oficial da certificação é Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente.
De acordo com a portaria do MEC, os objetivos da prova são subsidiar a contratação de docentes para a educação básica dos estados e dos municípios e conferir parâmetros para autoavaliação dos futuros docentes, com vistas à continuidade da formação e à inserção no mundo do trabalho.
O exame será realizado anualmente, com aplicação descentralizada das provas. Assim, como no Enem, o docente terá um boletim de resultados após fazer a prova.
Começamos a desprivatizar os conteúdos da educação brasileira. Primeiro com a gradativa universalização dos conteúdos do vestibular (como nos EUA), já que aqui o vestibular é por universidade. E, agora, o impacto sobre cursos de formação de professores será imenso.

Nenhum comentário: