sábado, 5 de junho de 2010

Educação Mineira: governo continua fazendo marketing


A educação é um dos pontos baixos do governo Aécio. Foi o único Estado, dentre os 10 melhores avaliados pelo IDEB, que estacionou em todo o período de sua gestão. Lembremos que MG foi, sempre, ponta na educação pública do país.
Os programas foram focalizados, fragmentados e não alteraram a realidade absolutamente desigual entre centro-norte e centro-sul. Fizeram propaganda. O tempo todo. A jornalista Daniela Arbex investigou e ganhou um prêmio internacional por revelar uma situação de terra arrasada.
Agora, os marketeiros governistas decidem inflar melhorias educacionais de 3%!!!! É necessário investigar como foi feita esta avaliação.
Não se trata de um governo como um todo. Houve avanços importantes. Por exemplo: a gestão administrativa e o trato político entre partidos. O avanço, em relação à Itamar Franco, é visível.
Mas a educação é um fracasso generalizado. Fiz vários estudos e divulguei dados durante seminário sobre Plano Decenal de Educação do Estado, na Assembléia Legislativa. Cheguei a propor um debate público com a secretaria estadual de educação (fiquei sem resposta, como foi a praxe deste governo). E, por algum motivo desconhecido de todos, não procuraram mudar os rumos. Muitos afirmam a fidelidade da secretária estadual de educação à Anastasia como o principal fator. É pouco. E Minas não merecia esta sorte.
Outro dia, conversava com jornalistas de uma rede de televisão importante de MG e eles confirmavam o medo que se alastrou nos meios de comunicação daqui. A censura ajudou em muito a propaganda enganosa.

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