sábado, 31 de julho de 2010

A diferença entre Vox Populi e Datafolha


Os dois institutos de pesquisa polarizaram nesta eleição e apresentam duas séries históricas de referência. Os outros institutos oscilam ao redor dos dois, embora comece a se esboçar um alinhamento com os dados do Vox Populi.
As diferenças metodológicas passam a ser tema de reflexão. Há várias divergências. A mais comentada foi, até o momento, as cidades eleitas como referência de áreas homogêneas. Datafolha concentraria um número elevado de cidades paulistas que são governadas sucessivamente pelo PSDB. Vox Populi elegeria um número excessivo de cidades referência do Acre, onde o PT governa mais de 2/3 dos municípios.
Há outra divergência importante: o Vox Populi (assim como demais institutos de pesquisa) realiza enquetes domiciliares, de fácil checagem (confirmação, a posteriori, sobre a realização da entrevista feita pelo pesquisador). Já o Datafolha faz entrevistas na rua e exige que o entrevistado tenha celular ou telefone fixo para checagem posterior. Obviamente que a checagem é mais difícil. O Vox Populi informa que os sem-telefone representam 30% de sua amostra, por enquete.

Nenhum comentário: