sábado, 31 de julho de 2010

Esporte é saúde?


Aos 09 anos comecei a jogar basquete. Joguei até os 18 anos. Tenho problemas de coluna e musculatura lombar até hoje devido aos exercícios que fazia para ter impulsão, já que minha altura era um impeditivo real para o esporte que escolhi. Feita a auto-propaganda, a questão central é que naquela época o esporte era realmente considerado por todos socialização saudável. Claro que havia um ou outro caso de uso de drogas, em especial álcool, mas não era a regra. Garrincha era citado como caso folclórico. Alguns casos envolvendo times profissionais (em que se jogava bebida alcoólica na latinha de guaraná) eram citados como subversão infantil. Aí, o esporte virou alto mercado e alto rendimento. Aos 17 anos comecei a pegar esta onda. Basquete já não era mais habilidade, mas já era força. Lembro de um campeonato regional que participei em Ourinhos. Quando o time da cidade entrou, todos ao redor de 2 metros de altura, ficamos meio chocados. E ficamos ainda mais quando o jogo começou. Quando alguém do time adversário subia para enterrar, jogava o joelho no rosto de nossos jogadores ou enfiava a mão nos nossos olhos. Tão rápido que o juiz não percebia. Mas nossos olhos percebiam bem.
Agora, começamos a perceber que esporte já não significa saúde e muito menos socialização. Já é caso de política pública específica. Dopping é algo corriqueiro. Depois, entrou o uso de drogas ilícitas. O caso Maradona foi o mais propagado, mas há muitos outros. Basta acessar jornais ou sistema de busca da internet.
Nesta escalada, demos mais um passo com o caso Bruno. E o que parecia um erro pessoal, vai compondo um cenário dos mais preocupantes. Vejam o que acaba de ser publicado no TERRA neste momento e pensem se já não é caso de adoção de uma ação específica da sociedade e Estado para coibir tal descontrole:

A funkeira Fernanda Angelina Brandão do Nascimento, 23 anos, conhecida como Fernanda Terremoto, registrou na sexta-feira uma queixa de ameaça contra Élton, atacante do Vasco, com quem afirma ter mantido relacionamento. Fernanda contou ter recebido uma ligação da mulher do jogador, a dançarina Karen Dilú, na quinta-feira à tarde. Segundo a funkeira, o próprio Élton teria feito ofensas e avisado que, se ela não sumisse, teria um fim pior do que o de Eliza Samudio.

Nenhum comentário: