sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Breve análise tendência eleitoral em MG (para governador)

Respondendo à demanda de uma internauta:
O que ocorre em MG é que Aécio começa a transferir votos para Anastasia. Muito em função dos comitês eleitorais Dilmasia, que começam a repercutir o nome do antes desconhecido. Outro fator importante é a profunda insegurança de Hélio Costa. Ele vem revelando a possibilidade de perder mais uma eleição desde a semana anterior ao debate na Band. Começou a atacar Aécio e Anastasia do nada. Tentou motivar a militância petista. E montou uma propaganda eleitoral que afirma que se vai votar em dois governadores: ele e Patrus. Enfim, do ponto de vista da mensagem subliminar, fica a noção vaga que nem Hélio Costa confia muita no seu potencial. Anastasia vem se revelando muito seguro, em contrapartida.
Minha hipótese é: se a diferença cai para 10% em setembro, teremos segundo turno. E aí, será um candidato em alta contra outro em baixa ou estacionado. O impacto será muito forte no interior de MG. A salvação para HC será a presença de Lula. Mas Lula deseja embate com Aécio? Em 2008 chegou a afirmar que seu candidato à sucessão poderia ser o governador mineiro. Pressionou PSB e PMDB para filiarem Aécio. Portanto, Aécio está nos planos futuros do lulismo.

5 comentários:

Lingua de Trapo disse...

Prof. Rudá, na sua opinião, qual o papel de Fernando Pimentel neste cenário. O cenário político eleitoral de MG seria diferente se não tivesse havido o racha que o PIMENTÉCIO provocou no PT e Patrus fosse hoje o candidato da oposição em Minas?

Rudá Ricci disse...

Minha opinião é que se Pimentel ou Patrus disputassem com Anastasia, a fatura já estaria fechada em MG. Hélio Costa gera muita desconfiança no centro-esquerda mineiro, entre organizações populares, lideranças intermediárias e igreja militante. De outro lado, o Dilmasia esvazia de vez a candidatura do PMDB porque cria uma "zona de conforto" para o eleitor. Como se criasse uma solução não conflitiva, que diminui a necessidade de pensar muito para votar. Enfim, o que poderia ser um dilema moral, uma interdição, acaba liberado pelos próprios candidatos.
Mas a campanha ainda não está definida. A diferença ainda é razoável. Teremos nitidez no final da primeira semana de setembro. Aí, o tempo será insuficiente para alterar uma tendência.

Lingua de Trapo disse...

Prof. Rudá, veremos, em breve, o mesmo movimento criado contra a campanha de Leonardo Quintão para prefeitura de BH. Já até estou vendo Milton Nascimento, o Skank, o Jota Quest, Zezé Perrela, a Galoucura, a Máfia Azul enfim, o fino da demotucanagem defenestrando a candidadatura de Hélio Costa.
PS.: Se em Minas estivesse, muito provavelmente anularia meu voto.

Unknown disse...

Permita discordar[...] Qdo voce afirma que nem o próprio Hélio confia na sua propria competência ao afirmar que Minas será guiada por dois governadores-vejo nesse fato um governo de integração,de competência múltipla(união de um grande ministro das telecomunicações a um grande ministro responsavel por retirar da linha de pobreza mais de 25 milhoes de miseráveis...discordo ainda quando você afirma que Aécio está nos planos de LULA.....Não está mesmo , Aécio é neo-liberal como todo tucano o que não converge com a maneira do PT de governar...o Lula tem bom relacionamento com todos politicos( pelo enos ele é um grande pacificador, grande ESTADISTA)...e está bem com Aécio e querer q ele saia do PSDB é uma simples forma de enfraquecer esse partido neo-liberal e não um desejo e tê- lo como aliado, LULA já conta com pessoas competententes e não precisaria de Aécio como aliado ...vejo que a campanha de Hélio estacionou e que a de Anastasia cresce( porém , até quando ?)até qdo o LULA não "pegar pra valer" na campanha de Hélio e Patrus, segundo pesquisas a mesma capacidade que o Aécio tem de transferir votos a Anastasia é a mesma que Lula tem em transaferí-los a Hélio e Patrus, ...acredito e segundo informações da equipe de campanha do Hélio o Lula intensificará seu apoio a Hélio e Patrus aqui em MG...pode ter certeza , ele( o Lula) terá o prazer em derrotar Aécio aqui em MG , derrota esta que significará hegemonia do PT em MG e no país em detrimento da decadência do tucanato
Roni Sant'Ana

Rudá Ricci disse...

Roni,
Entendo sua posição, embora me pareça uma repetição do que a propaganda eleitoral quer semear. No debate da Band tive uma posição privilegiada como comentarista da rádio Band News. Patrus estava meio abalado e eu cheguei a comentar na rádio que HC não tinha motivos para atacar Aécio naquele momento em que tinha 20% de vantagem. Avalie com calma a postura defensiva de HC. Ele passa nitidamente desconforto e medo de perder a eleição. Quanto ao namoro entre Lula e Aécio, é caso antigo. Lula elogiou Aécio na primeira vinda à BH já como Presidente. Recomendava que nenhum ministro atacasse Aécio. Disse publicamente que o trataria como petista. No início de 2008 afirmou que ele poderia ser seu sucessor (com seu apoio). Tenho uma coleção de discursos e falas de Lula que demonstram claramente o namoro. Mas vale a sua torcida. Meu problema é que não torço por ninguém. Eu apenas analiso.